| Central de ajuda​

Como podemos ajudar hoje?

Última atualização: 02/10/2023

Como funciona o Processo de Aporte?

Aporte é um termo utilizado no meio empresarial que significa subsídio ou contribuição. Ele é mais utilizado como uma contribuição financeira, dinheiro ou ajuda para um determinado fim, que pode vir de um investidor ou de um empréstimo bancário. 

Para lançar um aporte no sistema Obra Prima, vá em Financeiro e então selecione Movimentos. Informe a conta bancária na qual o valor entrará e depois clique em Incluir novo ou Novo.

Em seguida, inclua as informações do novo movimento:

  • Tipo: Crédito (como é uma entrada de saldo, é um crédito);
  • Data: Informe a data de entrada do aporte;
  • Centro de Custo: O aporte seria para uma obra? Ou é para a empresa? Informe o centro de custo que irá receber o valor;
  • Conta Gerencial: Temos a opção de aporte ou você pode criar uma, em Configurações, em Financeiro e Contas Gerenciais.
  • Descrição: Aqui pode colocar que se trata de um Aporte e outras informações que achar relevante

Aporte lançado, e para lançar o pagamento dessa Aporte é bem simples também. Você deve criar um documento a pagar, mas neste caso, o investidor do aporte precisa ser incluso como Fornecedor. Caso não saiba onde lançar o documento pode seguir esse artigo.

Em seguida, inclua as informações obrigatórias;

  • Tipo: pode ser Provisão ou Previsão, isso dependerá como acordou com o investidor ou banco. Se o pagamento for mensal com juros, pode lançar as parcelas e os acréscimos;
  • Despesa: como o valor foi para a empresa, a despesa é Própria;
  • Fornecedor: cadastre o investidor como fornecedor, como orienta este artigo.
  • Centro de Custo: defina de qual centro de custo sairá o valor.

Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛

#DicaMestre