Criar nosso cliente na plataforma é uma das etapas primordiais para seguirmos com os passos seguintes em outros módulos. Vamos aprender como?
No Obra Prima, podemos criar clientes de duas maneiras diferentes. Mostraremos as duas opções abaixo:
1ª Opção: Módulo de Clientes
Para começar, acesse o módulo de Clientes. Após entrar no módulo, clique no botão “Incluir novo”, que está do lado direito da tela.

Agora, se você não tem certeza se já cadastrou aquele cliente, vá até o módulo e no filtro de busca, clique em “Pesquisar”. O sistema então mostrará todos os clientes já cadastrados.
Além disso, para editar ou excluir um cliente, vá até o campo “Ações“. Use o ícone de lápis para editar ou a lixeira vermelha para excluir.
Se você não localizou o cliente, pode adicioná-lo clicando em “Novo”, localizado no canto inferior esquerdo.

Uma vez que você clicou no botão de “Novo” ou “Incluir Novo”, a tela ao lado irá aparecer para você preencher os dados pessoais, contato e endereço do seu cliente.
No “Endereço“, preencha com as informações necessárias. Caso preencha o CEP, o sistema trará automaticamente o restante do endereço, restando apenas acrescentar o número e complemento.
Lembrando que os itens com asterisco (*) são campos obrigatórios.

Após isso, clique em “Salvar”, você observará que os outros campos serão desbloqueados.
Após o preenchimento dessas informações, passamos para o próximo passo: contatos.
Clique na aba de “Contatos” e preencha com as informações necessárias.
Aqui, é possível adicionar outros meios para se comunicar com o cliente, seja e-mail, telefone ou celular de algum familiar, ou pessoa envolvida na obra. O contato principal é o que você inseriu nos dados iniciais, se precisar alterar, retorne na tela “Dados”.
Para saber mais sobre o envio de dados de acesso para seu cliente, clique aqui.

Já na aba “Atendimento”, tem a função de incluir anotações em geral sobre o cliente, como recados, atendimentos, ocorrências, etc. Onde o cliente poderá ou não visualizar no Portal do cliente.
Você também pode filtrar por “Categoria”, “Obra”, “Usuário” e/ou “Período”.

Para adicionar um novo comentário, clique em “Adicionar” e preencha os dados.
No filtro “Categoria“, é possível adicionar uma mensagem que pode ser exibida ao cliente no Portal do Cliente. Para isso, selecione a opção “Exibe ao cliente“. Caso não queira que a mensagem seja visível, escolha “Não exibe ao cliente“.
Lembrando que os itens com asterisco (*) são campos obrigatórios.
Ao final, clique em “Adicionar“.
Você também pode adicionar anexos nessa mensagem e aparecerá no registro posteriormente.

Acessando a aba “Anexos” é possível fazer o upload de documentos relacionados ao cliente.
Para isso, basta clicar (ou arrastar os arquivos) no botão “Clique ou arraste aqui para adicionar arquivos”. Após fazer isso, você já vai ver os arquivos logo abaixo do botão.

Por último, é na aba “Acessos” que é possível determinar o que o cliente terá acesso (ou não) através do Portal do Cliente e Aplicativo.
Caso o cliente tenha mais de uma obra cadastrada, é por aqui que você determinará se ele poderá visualizar as informações de todas ou alguma(s) em específico.
Após alterar as informações, não esqueça de “Salvar”.

2ª Opção: Forma rápida — Outros módulos
Sabemos que às vezes, precisamos efetuar o cadastro de forma rápida. Pensando nisso, oferecemos essa possibilidade de criação rápida de cliente nos módulos de “Obras” e “Orçamentos”, veja abaixo como fazer.
Módulo de Obras
Ao acessar o módulo de “Obras” e criar uma nova obra, logo na aba “Dados”, do lado da opção de “Cliente”, você encontrará um botão de “+”. Ali você poderá criar um cliente rapidamente. Após preencher, clique em “Salvar”.

Módulo de Orçamentos
Ao acessar o módulo de “Orçamentos” e criar um novo orçamento, logo na aba “Novo orçamento”, você encontrará um botão de “+”. Ali você poderá criar uma obra rapidamente.
Quando clicar em “Cliente”, selecione a opção “Não cadastrado”, que abaixo você poderá criar um cliente rapidamente.
Após preencher, clique em “Salvar”.

Lembrando que o cadastro rápido existe para ajudar, mas é imprescindível que você retorne ao módulo de clientes posteriormente para finalizar o cadastro do seu cliente.
Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛