Para lançar as horas trabalhadas do seu colaborador primeiro você precisa fazer a alocação dele.
A alocação tem como função indicar onde o colaborador está trabalhando.
Para alocar o colaborador, acesse o módulo Mão de Obra, selecione Alocação e então clique em Incluir Novo.
O sistema abrirá uma aba, onde você deve escolher a Obra, o Funcionário e o Período de trabalho.
O período deve estar conforme o registrado na obra e não é possível alocar um mesmo colaborador em mais de uma obra no mesmo dia.
Para finalizar, clique em Salvar. Feito, colaborador alocado!
Após a alocação feita, serão gerados apontamentos para cada dia do período alocado automaticamente.
O apontamento é gerado com as informações do turno cadastrado para o colaborador, mas você pode alterar as informações caso o colaborador tenha feito hora extra ou tenha faltado.
Para realizar os ajustes nos apontamentos basta ir na aba Apontamento, no módulo Mão de obra.
Pesquise pelo colaborador que deseja verificar os apontamentos.
O sistema mostrará uma tela com os dias trabalhados, e na coluna de ações consegue editar cada um dos apontamentos, clicando no Lápis.
Nessa parte você pode alterar as entradas e saídas do colaborador ou registrar a ausência dele.
No caso de uma ausência, você pode selecionar uma justificativa. Elas justificativas podem ser cadastradas seguindo o passo a passo desse artigo.
Clicando na opção Rateio de Serviço na coluna Ações, é possível informar para quais fases da obra o colaborador trabalhou.
Você pode adicionar quantas fases e serviços precisar.
Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛