| Central de ajuda​

Como podemos ajudar hoje?

Última atualização: 29/11/2024

Como criar ou editar uma obra?

Através deste menu você pode criar uma obra a partir do zero, ou editá-la após a criação, conforme as especificações acordadas com o cliente durante o fechamento do negócio. Neste artigo veremos como parametrizar as abas de: dados, endereço e contato.

Criação de uma nova obra

Para começar a cadastrar uma obra você deve seguir o passo a passo abaixo:

Primeiro acesse o menu de Obras e depois clique em “Incluir novo”. Sempre utilize os filtros de busca a seu favor e verifique se a obra já não foi cadastrada.

Dados

A primeira aba é a de Dados, onde preencheremos todas as informações pertinentes a obra.

  • Empresa: escolha entre Matriz e filial (se houver).
  • Cliente: selecione um cliente já cadastrado ou realize um cadastro rápido no ícone de +.
  • Nome de Obra: definido por você ou pelo cliente.
  • Categoria: selecione a categoria da obra (construção, casa, prédio, conjunto).
  • Situação: selecione a situação da obra (em andamento, paralisada, finalizada).
  • Observação: informação adicional sobre a obra.
  • Período: data inicial e data fim do empreendimento (Essa informação tem grande impacto posteriormente quando for criado um cronograma em Orçamento).
  • Outras informações: CNO, área, empreiteiro, resp. Técnico, ART n.°, resp. Obra (informações relevantes apenas para o RDO).

Lembre-se, os campos com um asterisco (*) precisam ser preenchidos obrigatoriamente.

Endereço

Após ter cadastrado as informações principais, vá na aba “Endereço” para colocar os detalhes do local da obra e o endereço de cobrança.

O endereço de cobrança pode ser o mesmo da obra, do cliente ou da empresa, mas, se precisar, você pode adicionar um novo endereço clicando em “Outro”.

Vale mencionar que você pode colocar apenas o CEP e o próprio sistema fará a busca completa do endereço, ficando apenas como sua responsabilidade adicionar o número e o complemento.

Contatos

Na aba “Contatos” é onde você vai incluir os meios de comunicação das pessoas mais envolvidas na obra, para facilitar a comunicação do dia a dia.

Uma observação: Caso os contatos já tenham sido cadastrados no módulo de Clientes, a listagem estará disponível nesta aba. O cadastro de contatos no módulo de Obras não impacta no acesso ao Portal do Cliente.

Edição de uma obra já cadastrada

Se todos os passos acima já foram realizados em algum momento, você já deve possuir uma ou mais obras cadastradas no sistema. Para consultar, acesse o menu de Obras, utilize os filtros de pesquisa necessários e clique em Pesquisar.

Selecione a obra necessária clicando no ícone “✏️”. Grande parte dos campos devem estar disponíveis para edição. Caso a sua obra já possua uma estrutura orçamentária com medições físicas realizadas e concluídas, o campo “Data início” (Período) presente na aba de “Dados” estará impedido de edição, sendo necessário ir até a aba Medição Física (presente no módulo de “Orçamentos“) e desmarcar a caixa de checagem de nome “Concluir medição“. Após salvar as alterações e retornar para o cadastro da obra, o campo deve ficar disponível para edição.

Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛

#DicaMestre