O módulo de Aprovações possibilita a você, como administrador ou responsável designado, ter controle sobre as compras e lançamentos financeiros realizados no sistema.
Desta forma, nenhum pedido de compra ou documento a pagar será inserido sem a sua autorização prévia, garantindo que você esteja ciente de todas as movimentações.
Primeiramente, é necessário configurar as Alçadas de Aprovação. Para saber como fazer isso, basta acessar este artigo.
O que acontece quando você solicita uma aprovação?
Agora que você já configurou as alçadas de aprovação, quando você gerar uma Ordem de Compra ou Documento a Pagar, a situação deles mudará para “Em Aprovação”, na aba de “Pagamento”.
Como aprovar ou reprovar pedidos de compra e/ou documentos a pagar?
Primeiro, acesse o módulo de “Aprovações”, visualize a tela de pesquisa e busque por “Ordem de Compra” ou “Documentos a Pagar”.
Você também pode buscar por Situação de aprovações, filtrando entre Aprovados, Reprovados e Pendentes de aprovação.
Adicionalmente, é possível procurar por Data e Valor do documento, assim como buscar pelo nome do Aprovador, para entender o que foi aprovado ou reprovado.
Após pesquisar os documentos pendentes de aprovação, o sistema apresentará uma lista de documentos e/ou ordens de compra para você visualizar.
Para examinar o conteúdo da aprovação, acesse o número indicado na coluna “Registro”, para visualizar o documento ou ordem de compra.
Na coluna “Ações”, você pode Aprovar (marca de verificação verde) ou Reprovar (marca de X vermelho) a ordem de compra e/ou os documentos.
Se você for o Aprovador Master, sua aprovação liberará automaticamente o Pedido de Compra ou o documento.
Caso não seja o Aprovador Master, sua aprovação constará, mas a aprovação dos outros aprovadores continuará pendente.
Reprovando um pedido
Ao reprovar uma ordem de compra ou documento, é necessário fornecer uma justificativa explicando o motivo da reprovação.
E depois?
Após aprovar ou reprovar, o pedido some da lista e nenhuma ação adicional poderá ser tomada.
Aprovações pelo aplicativo e pelos Clientes
As aprovações também podem ser feitas pelo aplicativo móvel. Saiba como realizar essa ação acessando este artigo.
Seus clientes também podem aprovar Ordem de Compra e Documentos a Pagar (via Web ou App). Para entender como liberar essa funcionalidade para o cliente no Portal, acesse aqui.
Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛