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Última atualização: 12/09/2023

Como configurar as alçadas de aprovação da minha empresa?

O Obra Prima permite que você o configure para determinados usuários aprovarem ou reprovarem as Ordens de compra, Documentos a pagar ou Contratos.

Para configurarmos, acesse as “Configurações”, depois selecione “Empresa” e, por fim, clique em “Alçadas de aprovação”.

O sistema abrirá uma tela, onde você primeiro deve configurar a aba de “Configuração”. Aqui, você precisa determinar se a sua empresa usará ou não o módulo de aprovações.

Caso não, selecione a opção “Não utilizar”. Caso sim, você precisa definir se a aprovação ser “Única para toda a empresa” ou “Por obra”.

Caso opte por “Única para toda a empresa”, o sistema exibirá uma tela para que você determine a quantidade de aprovadores para todas as obras:

Optando para a aprovação ser “Por obra”, o sistema exibirá uma tela para que você configure a quantidade de aprovadores para cada uma delas. Utilize os campos da coluna “Ações” para editar e salvar o que foi registrado para cada obra.

Para confirmar a configuração, clique em “Salvar”.

Após ajustar as configurações, selecione a opção “Alçadas”, na qual será necessário selecionar os usuários que serão aprovadores das Ordens de compra, Documentos a Pagar e Contrato.

Nesta etapa você precisará registrar cinco informações:

1 – Pessoa: aqui você escolhe o usuário do sistema que será um aprovador;

2 – Registro: neste campo você define se o usuário vai aprovar Ordens de Compra, Documentos a pagar ou Contratos (ou os três, mas será necessário criar três registros para o mesmo usuário).

3 – Master: se você escolher “Sim”, quando o usuário do sistema aprovar um lançamento feito, não será necessário aprovações de outros usuários.

4 – Obra: selecione a obra que esse usuário está sendo configurado para aprovar.

5 – Valor mínimo e máximo: determine o valor mínimo e máximo da Ordem de Compra, Documento a pagar ou Contrato que o usuário poderá aprovar. Para o usuário Master não há valor mínimo ou máximo.

Utilize a coluna “Ações” para salvar ou editar as informações registradas no processo.

Importante:

Se o aprovador foi configurado após a criação de um Documento, Ordem de Compra ou Contrato, ele não poderá aprovar esse registro, apenas os registros criados após a inclusão dele nessa etapa;

Caso você tenha configurado uma quantidade de aprovações na coluna Configuração, é necessário ter criado a mesma quantidade de aprovadores na coluna Alçadas.

Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛

#DicaMestre