Neste artigo, explicaremos o funcionamento de dois relatórios no módulo de Compras: Cotações e Mapa de Cotação! 😀
Relatório de Cotações
Este relatório tem o propósito de fornecer uma visão ampla das cotações emitidas durante um período determinado, seja de forma geral ou para uma obra específica.
Para gerar este relatório, acesse o módulo Relatórios. Vá para a seção “Compras” e selecione “Cotações.”
No canto superior direito, clique na opção “Filtros” para refinar sua pesquisa por Empresa, Obra, Data (inicial e final) e Condição da cotação (Ativa ou Inativa). Em seguida, clique em “Pesquisar” para o sistema exibir as informações.

O sistema mostrará as ordens de compra segundo os filtros aplicados. Para visualizar o relatório correspondente, siga a instrução abaixo conforme o ícone de flecha na captura acima.
Clique em “Relatório” na coluna “Ações.”

Você poderá visualizar as informações do relatório e fazer o download ou imprimir conforme necessário.
Importante: Se você precisar de um resumo das cotações geradas durante um período específico, siga para “Compras”, “Cotação”, aplique filtros de período e/ou situação e, após a pesquisa, clique em “Exportar”.

Mapa de Cotação
Já este segundo relatório tem o objetivo de oferecer uma visão geral dos mapas gerados nas cotações.
Para gerar o documento, acesse “Relatórios”. Vá para “Compras” e selecione “Mapa de Cotação”.
Novamente, no canto superior direito, selecione o filtro para detalhar sua pesquisa por Empresa, Obra, Data (inicial e final) e Condição da cotação (ativa ou inativa). Em seguida, clique em “Pesquisar” para o sistema exibir a lista de cotações.

Para visualizar o Mapa de Cotação desejado, siga a instrução abaixo conforme o ícone de flecha na captura acima: clique em “Relatório” na coluna “Ações”. O sistema oferecerá a opção de gerar um relatório Simplificado, Detalhado ou Detalhado + Complementos.

Relatório Simplificado
No relatório Simplificado, você verá informações resumidas, incluindo os itens cotados, dados de contato e a opção de visualizar apenas os itens comprados, se desejar.

Relatório detalhado
No relatório detalhado, as informações serão separadas por obra, item, unidade e outros detalhes de valores, tanto separadamente quanto em conjunto, juntamente com informações sobre a compra ideal.

Relatório detalhado + complementos
Por último, o relatório Detalhado + Complementos trará uma coluna adicional de nome “Complemento”, trazendo informações presentes no campo “Comp. do fornecedor” de cada item, que pode ser informada pelo Fornecedor no ato do preenchimento da cotação online, ou manualmente pelo usuário do sistema Obra Prima no Mapa de cotação!

Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛