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Última atualização: 25/08/2023

Como controlar obras de incorporação no sistema Obra Prima

O sistema apresenta algumas restrições no que diz respeito à Incorporação. No entanto, é possível gerenciar eficientemente suas atividades de incorporação ao adotar um enfoque específico. Dessa maneira, você poderá acompanhar todo o progresso das obras de maneira fluida através do sistema.

Existem duas abordagens que podem ser seguidas, cada uma com suas vantagens: você pode optar por tratar todo o empreendimento como uma única obra, ou então dividir cada unidade em obras individuais. A seguir, fornecemos uma explicação detalhada de cada uma dessas opções.

1º Opção: Uma obra para todo o empreendimento

Nessa opção você criará um único cliente para o empreendimento, só precisa acessar o módulo de Clientes e clicar em “Incluir novo”.

Para fazer o cadastro o único campo obrigatório é o nome, você pode colocar o nome do empreendimento ou caso não tenha pode colocar um nome que represente ele.

Caso o empreendimento tenha um CNPJ próprio pode marcar a opção de “Pessoa jurídica” e adicionar o CNPJ.

Nessa opção, para que seus clientes tenham acesso ao Aplicativo e ao Portal do Cliente, você precisará cadastrar todos na aba “Contatos”.

No campo observação você consegue colocar alguma informação sobre o cliente que ache relevante.

Após criar o cliente precisará criar uma única obra também, pode criar com o mesmo nome do cliente. Caso não saiba como criar uma obra pode acessar esse artigo que contém um passo a passo: (Como criar uma obra?)

Em seguida, você já pode criar o orçamento para essa obra, basta ir ao módulo de Orçamentos e clicar em “Incluir novo”, selecionar a obra criada anteriormente e clicar em continuar.

Nessa parte do orçamento você pode seguir dois caminhos também: você pode lançar todas as fases considerando uma única obra ou separar cada unidade do empreendimento como uma fase e dentro de cada fase adicionará as etapas de cada unidade como subfases e serviços. Segue um modelo de cada uma das opções:

Opção 1 – Todas as fases;



Opção 2 – Um empreendimento em cada fase;

Com relação ao financeiro, se escolher essa opção de acompanhamento, pode lançar normalmente e fazer as apropriações dos materiais e serviços rateando a quantidade de cada unidade, caso o item tenha sido usado em mais de uma.

Nos documentos a receber precisará colocar na descrição a unidade ou o cliente referente ao pagamento, somente para diferenciar cada lançamento. Caso não saiba como lançar um documento a receber pode seguir o passo a passo desse outro artigo: (Como criar um documento a receber?)

Quais são as vantagens e desvantagens dessa opção?

Vantagens

  • Terá somente uma obra e um orçamento para acompanhar;
  • Em Compras e no Financeiro, terá que selecionar sempre somente uma obra;
  • Relatório de “Previsto x Realizado” unificado para o empreendimento.

Desvantagens

  • Portal do Cliente terá apenas um Cliente;
  • Não poderá faturar diretamente os clientes através do sistema (Precisará lançar manualmente os documentos a receber).

Essa opção é recomendada para empreendimentos com muitas unidades.


2º Opção: Uma obra para cada unidade do empreendimento

Para essa segunda opção, seu empreendimento será cadastrado como uma filial e cada unidade, e o empreendimento em si, lançado como uma obra. Nesse caso, o primeiro passo é criar a filial com o nome e o CNPJ do empreendimento, para criar a filial pode seguir os passos desse outro artigo: (Como criar uma filial no sistema?)

Após criar a filial você criará os clientes, basta ir ao módulo de Clientes e clicar em “Incluir novo”.

Depois só precisa preencher todas as informações do cliente e clicar em “Salvar”. Você repetirá esse processo para todos os clientes vinculados ao empreendimento.

Em seguida precisa fazer o cadastro de uma obra para cada cliente, para isso basta acessar o módulo obras e clicar em “Incluir novo”.

Para fazer o cadastro da obra, você precisa vincular a filial e o cliente que criou anteriormente, no nome da obra colocará algo que diferencie a unidade do cliente em questão. Da mesma forma que o cadastro do cliente, você precisará criar uma obra para cada unidade do empreendimento.

Além das obras das unidades, inclua uma obra para conseguir lançar os gastos gerais, onde não seja possível lançar para uma unidade específica e até mesmo as fases e serviços do orçamento que são gerais, geralmente as fases iniciais da obra. 

Nessa opção você lançará as receitas separadamente, para cada uma das unidades da obra, através dos seus documentos a receber, e os custos serão lançados na obra do empreendimento cadastrada, inicialmente para conter os custos da obra em geral.

Quais são as vantagens e desvantagens dessa opção?

Vantagens

  • Uma obra por unidade; trazendo assim, maior organização e evitando assim, possíveis erros de lançamento;
  • Cada cliente tem seu acesso individual ao “Portal do cliente”;

Desvantagens

  • Mais trabalhoso, inicialmente, pois requer o cadastro de diversas unidades como obras, mas que no longo prazo, pode ser compensado devido à organização maior.



Essa opção é recomendada para empreendimentos com poucas unidades.

Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛

#DicaMestre