O RDO ou Relatório Diário de Obra é utilizado na construção para que você possa registrar informações e situações que ocorram no seu cotidiano de construção.
Você pode gerá-lo tanto pelo sistema Web quanto pelo aplicativo móvel.
Gerando o RDO via Web
Primeiro acesse o módulo Relatórios, depois selecione a seção Obras e então clique em RDO.
O sistema exibirá a relação de relatórios já emitidos, mas para criar um novo arquivo, clique em Novo, no canto inferior da tela.

Como criar o RDO?
Após clicar em Novo, você deverá:
- Escolher para qual Obra será emitido o relatório do dia;
- Determinar para qual Dia você registrará as informações. Você pode lançar tanto para a presente data, quanto para dias anteriores.
- Selecionar as Seções que devem ser exibidas no relatório, como, por exemplo, tempo, imagens, ocorrências, equipe envolvida, etc.
Em seguida, clique em Criar.

- Dados
A aba Dados é onde ficam registradas as principais informações da obra, como Nome, Cliente, Endereço, Data de Início, Previsão de Término, Tempo decorrido e Saldo.

- Turno/Tempo
A aba Turno/Tempo possibilita registrar as condições climáticas durante o dia, caso isso impacte no dia da obra. Além das informações de Turno e Tempo, é possível incluir Observações.

- Tarefas Realizadas
Neste campo você tem a opção de detalhar as atividades desenvolvidas ao longo do dia, especificando em quais etapas elas foram realizadas e a porcentagem de medição.
É possível adicionar mais de uma tarefa realizada no dia, assim como editar ou excluir as informações registradas, usando os comandos da coluna Ações.

- Ocorrências (dia a dia obra)
Essas ocorrências são em relação ao dia a dia da obra, presentes no módulo Obras.
Para incluir uma nova ocorrência, clique na opção Adicionar, localizada no canto inferior direito da tela.

- Imagens
As imagens são retiradas direto da galeria da obra. Primeiro clique em Adicionar para o sistema abrir a galeria.
Em seguida, selecione a pasta de onde você selecionará as imagens que deseja incluir.

Depois, selecione a imagem e clique em Adicionar para incluí-la no RDO.

Equipe Envolvida
Nesta aba, você poderá adicionar os colaboradores que trabalharam neste dia, assim como a função exercida, a quantidade e os turnos.
Se você estiver utilizando o módulo Mão de obra, selecione a opção “Carregar alocação” para extrair os dados da equipe de lá.

Máquinas e Equipamentos
Neste campo é possível adicionar os equipamentos utilizados na obra para aquele dia, vinculando às respectivas Fases e Serviços.
Importante: Esta opção gera apenas um relatório, então as informações inseridas nos campos serão exibidas apenas no documento e não replicarão em outros módulos.

Materiais recebidos
Na aba Materiais recebidos é possível deixar registrado a quantidade dos materiais recebidos ao longo do dia.
Se desejar, pode extrair os dados das Ordens de compra, selecionando a opção Carregar compras, registrando ela então como Recebida.

Materiais Utilizados
Na aba Materiais Utilizados é possível detalhar os materiais usados neste dia, assim como sua quantidade, unidade, fase e serviço.
Por aqui você também consegue extrair as informações do Estoque, caso possua o módulo contratado. Para isso, selecione a opção Carregar estoque.
Importante: se você marcar como usado o material no RDO, ele não irá fazer baixa no estoque. Esta informação será registrada apenas no relatório.

Exportação, e envio por e-mail
Para exportar o documento em PDF ou Excel para seu computador, clique em Baixar RDO, no canto inferior direito da tela.

Agora, para enviar o RDO para seu cliente, clique em Enviar RDO, para o sistema abrir a tela com o e-mail do destinatário, campo para incluir e-mails em cópia e editar a mensagem que será enviada.
Para concluir a ação, clique em Enviar.

Caso deseje gerar o RDO por período (sete dias), confira as instruções deste artigo.
Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛