Com a nova integração do Obra Prima, você poderá receber todas as suas movimentações bancárias de forma ágil e automatizada. No entanto, para cadastrarmos sua conta no sistema, é necessário que você autorize o compartilhamento de informações bancárias. Vamos aprender como fazer isso!
Após contratar o módulo, será preciso gerar uma carta de autorização, que deve ser enviada ao seu banco. Importante: essa carta é válida exclusivamente para o Banco Sicredi.
Antes de emitir a carta, certifique-se de que seus dados bancários estão corretos. Para isso, vá até Configurações da empresa, clique em Financeiro e depois em Contas bancárias.
Atenção: remova os zeros à esquerda do número da sua conta, pois isso pode impedir o sucesso da integração.
Caso não possua nenhuma conta cadastrada ou deseje alterar alguma informação, entenda como funciona nesse artigo abaixo:
Para iniciar a solicitação, acesse o módulo Financeiro e selecione o submódulo ‘Movimentos’. Há três maneiras de autorizar a integração bancária. Para ajudar você a entender o processo com mais facilidade, criamos um vídeo dinâmico e rápido que explica cada passo.
Autorizando a conta para integração no Obra prima
Agora, vou te mostrar os três passos para realizar a autorização desta conta no Obra Prima. Lembre-se que essa é apenas a primeira etapa do processo. Após concluir essa parte no sistema, haverá outras etapas, que você acompanhará ao longo deste artigo.
1 – Dados da Conta
Após selecionar a opção Solicitar autorização, será exibida uma tela onde você deverá confirmar os dados bancários da conta que deseja integrar, além das informações do solicitante. Preencha com atenção, pois essas informações serão automaticamente incluídas na carta de autorização enviada ao banco.

2 – Carta de autorização
Em seguida, ao clicar em Feito, continuar, será exibida a opção para baixar sua carta de autorização. Clique em Baixar carta de autorização gerada para obter o documento.

Após o download da carta emitida, você verá uma planilha com o formato semelhante ao exemplo abaixo:

Na carta, é importante prestar atenção a alguns pontos:
- Preencha a planilha com os dados corretos. Enviar o documento com erros pode atrasar o processo de aprovação do compartilhamento de informações.
- Insira corretamente agência, conta-corrente e dígito verificador (se aplicável), além da razão social da empresa e seu CNPJ.

Após conferir as informações, salve todas as informações na planilha.
3 – Enviar solicitação
Nesta etapa, será necessário fazer o upload da planilha preenchida junto com um arquivo OFX para validação do cadastro. Essa etapa é crucial, pois com esses documentos validamos e cruzamos as informações que serão enviadas à TecnoSpeed (empresa que fará a intermediação) quando o banco efetuar a abertura de relacionamento.

Após realizar os anexos do arquivo, antes de enviar para autorização no Obra prima, se faz necessário que você envie para seu gerente essa mesma carta, nos colocando em cópia, como orientado abaixo.
Se você não souber o que enviar ao seu gerente, preparamos um modelo de e-mail para facilitar. Nesse e-mail, já incluímos todas as informações necessárias para que ele possa providenciar a liberação. Para acessar o texto, basta clicar em “Copie o modelo clicando aqui”, conforme imagem abaixo:

Em seguida, após revisar todas as informações, clique em “Enviar para autorização” para concluir o processo. Após o envio, a solicitação de autorização será confirmada.

Conforme explicamos no vídeo, ao enviar a autorização, você estará encaminhando a solicitação tanto para o Obra Prima quanto para a TecnoSpeed, nossa parceira de integração. Para liberar a autorização, é necessário enviar a carta para o seu gerente, colocando-nos em cópia, conforme orientado.
O processo é dividido em três etapas: a solicitação inicial com o Obra Prima, a aprovação pelo banco e, por último, a ativação da VAN pela TecnoSpeed, que permite a troca de extratos bancários no sistema. É importante destacar que a autorização do banco é a etapa crucial para avançarmos.
Se houver dúvidas ou erros no preenchimento da carta, nosso suporte está à disposição para auxiliá-lo.
Estamos aqui para garantir que todo o processo ocorra da forma mais simples e tranquila possível! 😊💛