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Última atualização: 12/09/2023

Como funciona o Mapa da Cotação?

O objetivo do Mapa da Cotação é simplificar o seu processo de fazer pedidos de compra, oferecendo uma visão geral das informações importantes.

Para acessar o Mapa da Cotação rapidamente, procure pelo símbolo 💲 na frente do nome da cotação. Você encontrará esse símbolo na área de pesquisa, como mostrado na imagem abaixo:

É importante destacar que o Mapa da Cotação fica disponível quando você adiciona os fornecedores à cotação. Essa etapa é fundamental para garantir que todas as informações sejam registradas e exibidas corretamente no mapa.

Portanto, lembre-se de incluir todos os fornecedores relevantes na cotação para aproveitar ao máximo os recursos e benefícios do Mapa da Cotação.

Outra opção é abrir a cotação, ir para a aba “Dados” e selecionar a opção “Mapa da cotação”.

Quando você abrir o mapa da cotação, encontrará informações importantes sobre os itens cotados:

  • Número da cotação;
  • Data da necessidade e Limite para resposta;
  • Situação da cotação e data de criação;
  • Solicitações, Descrição e Observação;
  • Status de envio ao cliente.

Isso proporcionará a você uma visão clara e completa das informações da cotação.

No caso dos Fornecedores, serão exibidos os seguintes dados:

  • Qualificação, incluindo nota e status;
  • Andamento da cotação;
  • Condições de pagamento;
  • Previsão de entrega;
  • Valor total cotado.

Assim, você terá acesso a informações detalhadas acerca dos fornecedores, do progresso da cotação, dos termos de pagamento, da estimativa de entrega e do valor total cotado.

Além disso, o sistema mostrará os itens específicos que o Fornecedor cotou. Isso permitirá que você veja detalhadamente os itens e suas respectivas cotações. Com isso, você poderá acessar todas as informações relevantes de maneira fácil e completa.

Caso os fornecedores respondam à cotação por um meio diferente do link enviado via WhatsApp e E-mail, é possível adicionar as informações manualmente ao Mapa da Cotação. Para fazer isso, siga estas instruções:

  1. Clique no ícone de edição de valores da cotação (um lápis), localizado à direita da seção Total na tela.
  2. Assim, você pode inserir manualmente as informações fornecidas pelos fornecedores, garantindo o registro preciso de todos os dados.

O sistema mostrará uma tela de edição da cotação, onde você deve adicionar as informações dadas pelo Fornecedor.

Preste atenção, porque no canto inferior da tela, você precisará inserir alguns dados essenciais. Quando terminar, clique em “Salvar”.

Ainda no Mapa da Cotação, é possível extrair relatórios da cotação e/ou enviá-los via e-mail ao cliente da obra. Essas opções estão localizadas no canto inferior da tela. Para realizar a ação de envio, selecione a opção “Enviar”. O sistema disponibilizará 3 opções de relatórios: Simplificado, Detalhado e Detalhado (+ complementos). Escolha o de sua preferência.

Uma nova aba irá sobrepor a atual para você definir alguns parâmetros de envio, como: Destinatário, Cópia, Cópia oculta, Assunto, Texto e Anexos. Grande parte destes campos virão preenchidos com predefinições e informações cadastrais. Ainda sim, é possível editá-los para adicionar ou remover informações. Após tudo definido, clique em “Enviar”.

Você também pode usar a opção Compra Ideal, que mostrará quais itens cada fornecedor cotou com o menor preço.

Através do Mapa da Cotação, você pode gerar ordens de compra escolhendo a opção correspondente no canto inferior da tela.

Para entender como gerar a Ordem de Compra através do mapa da cotação, acesse este artigo.

Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛

#DicaMestre