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Última atualização: 25/08/2023

Como criar e enviar cotação ao Fornecedor?

A funcionalidade de Cotação permite a estimativa de valores de insumos e serviços com fornecedores cadastrados em sua base ou através do Obra Play.

Com o Obra Play, você pode cotar com diversos fornecedores do Brasil que não estão em sua base, realizando combinações de filtros. 

Para enviar uma cotação para o fornecedor acesse o módulo “Compras” e clique na opção “Cotação”. Em seguida, selecione “Incluir Novo”.

Preencha as seguintes informações:

Descrição: Adicione uma descrição para a cotação, se necessário.

Insumo ou Serviço: Escolha insumos (materiais, mão de obra, equipamentos) ou serviços a serem cotados. Certifique-se de que os serviços estejam incluídos no orçamento da obra.

Obra: Indique a obra para a qual você está cotando o item.

Fase e Serviço: Para apropriar este item ao orçamento, delimitando especificamente aonde irá utilizá-lo. 

Insumos: Adicione insumos à cotação

Complemento: Descreva observações ou especificações do item.

Quantidade: Informe a quantidade desejada.

Quantidade orçada: Mostra a quantidade presente do item no orçamento.

Endereço de Entrega:

Incluir o endereço é obrigatório para o fornecedor calcular o frete. Ele é preenchido automaticamente com as informações da configuração da obra. Você pode incluir um novo se preferir.

Fornecedores:

Escolha os fornecedores participantes da cotação:

Clique em “Incluir” para adicionar fornecedores cadastrados ou do Obra Play.

Ainda nesta aba, você irá decidir se o fornecedor pode modificar a quantidade dos insumos solicitados na cotação.

Cadastro Próprio:

Pesquisa Rápida ou Detalhada: Escolha e localize o fornecedor desejado via dados como contato, e-mail, telefone, categorias e localização.

Clique em “Incluir” para adicionar o fornecedor.

Obra Play:

Pesquisa por Categoria de insumo, local de entrega, razão social, nome fantasia ou CNPJ. Clique em “Incluir” para adicionar o fornecedor.

Envio da Cotação:

Vá para a aba Envio e preencha:

Data de entrega e limite de preenchimento: ambos obrigatórios, com limite menor que a data de preenchimento.

Enviar por: Escolha e-mail, WhatsApp ou ambos.

Selecione o contato e clique em “Enviar cotação”.

É possível adicionar mais e-mails, alterar o assunto e texto se necessário.

Assim que é enviada, a situação muda automaticamente.

Solicitação/Ordens de Compra: 

Nesta aba você encontrará links para acessar rapidamente:

  • A Solicitação, caso você tenha criado a cotação a partir dela.
  • A Ordem de Compra, caso você tenha gerado uma, com base nesta cotação.

Anexos:

Na aba Anexos, você pode incluir documentos relacionados à cotação, como respostas de fornecedores enviadas por outros meios.

Mensagens:

Nesta aba, troque mensagens com fornecedores, como em um chat. Escolha o fornecedor, escreva a mensagem e clique em “Enviar”.

O fornecedor visualizará a mensagem pelo link da cotação recebido por e-mail ou WhatsApp, clicando em “Fale com o comprador”.

Se ficar alguma dúvida, é só nos chamar! 😊💛

#DicaMestre