As suas despesas podem ser lançadas de forma simples no Obra Prima. É importante lançar esses documentos para acompanhar o que deve ser pago diariamente, identificar o que já foi gasto e evitar atrasos e multas!
Para lançar um Documento a pagar, acesse o módulo Financeiro, vá para Documentos, clique em Novo e depois selecione Documento a pagar.

O sistema vai então abrir uma tela, onde você deve preencher os dados, sendo os com asterisco (*), obrigatórios:
— Empresa: Se houver matriz + filiais cadastradas, deverá selecionar para qual delas o documento será criado;
— Tipo: Aqui você determina se esse é um documento de Provisão, Previsão ou Adiantamento. Clique aqui para entender o que é cada tipo de documento;
— Despesa: Aqui você irá determina se o documento se trata de uma despesa de obra, de mão de obra ou própria.
— Fornecedor: Você determinará qual fornecedor irá receber o valor do documento.;
— Obra: Agora você informará a obra para qual a despesa está sendo criada;
— Tipo Doc: Este campo serve para registrar o tipo de documento que estará realizando o pagamento (contrato, pagamento de rescisão, nota fiscal, acordo, boleto, etc.);
— Valor: Aqui, informe o valor que será pago ao fornecedor informado;
— Data Emissão: Data em que o documento está sendo emitido;
— Data de Entrada: Data em que foi dada entrada no documento na empresa;
— Conta Gerencial: Neste campo é necessário informar a conta gerencial desta despesa. Para entender melhor as contas gerenciais, clique aqui.
— Condição de Pagamento: Aqui você informa se a despesa será paga à vista ou parcelada. É possível criar/editar as condições de pagamento, clique aqui para entender mais sobre.
— Vencimento: Aqui vai especificar a data limite para a realização do pagamento.

Após inserir os dados e “Salvar” o documento, outros campos poderão ser editados.

Clicando em Editar (símbolo de lápis) na “Condição de Pagamento“, é possível configurar o valor e a data de vencimento do documento. Para saber mais, clique aqui.

Já em Retenções, é possível acrescentar os descontos ao documento, caso seja necessário.
Para entender melhor sobre as retenções, clique aqui.

Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛