Quando você cria um registro no módulo Financeiro, o sistema oferece a opção de gerar três tipos de documentos: Provisão, Previsão e Adiantamento. Explicaremos as diferenças entre eles para facilitar o seu controle financeiro.
Documento de Provisão
Este tipo de documento representa um gasto considerado certo ou altamente provável, então não sofrerá alterações. O valor é fixo e não precisa de alterações. Geralmente, não possui parcelas ou tem um parcelamento fixo.
Após o pagamento da primeira parcela, o sistema bloqueia a edição do documento, permitindo apenas o pagamento. Ainda é possível incluir acréscimos e descontos, mas o valor e outros dados não podem ser modificados.
Observação: Para efetuar o pagamento, todo documento deve ser uma provisão; portanto, se estiver marcado como Previsão, será necessário convertê-lo em Provisão no momento do pagamento.

Documento de Previsão
Este tipo de documento é usado para antecipar gastos com base em despesas passadas. Permite a criação de parcelas que podem ter valores variáveis. Um exemplo típico é a conta de energia, onde o valor das parcelas pode mudar de mês para mês.

Documento de Adiantamento
Este tipo de documento permite o controle de adiantamentos financeiros feitos a fornecedores. O saldo do adiantamento pode ser usado para abater valores de documentos de Provisão, caso seja criado para o mesmo fornecedor e obra.

Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛