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Última atualização: 02/10/2023

Relatório Previsto x Realizado (Custo)

O relatório Previsto x Realizado (Custo) tem a função de te informar o valor real gasto pela sua obra e comparar com o que tinha sido planejado, mostrando assim o saldo que ainda existe para a obra ou se houve lucro ou prejuízo ao final do projeto.

Você pode ter esta análise com as informações das Fases, mas também dos Serviços.

De onde vêm as informações do Previsto e Realizado?

O valor do Previsto será obtido do Orçamento, enquanto o Realizado será referente aos valores lançados no Financeiro, ou seja, a partir dos documentos criados para obra.

Para que o valor do financeiro apareça no Realizado, é necessário que os documentos estejam apropriados. O relatório considera somente os documentos a pagar que estiverem com os itens apropriados. Documentos em aprovação que já estejam apropriados, também são considerados;

A apropriação cria um vínculo entre o documento e o orçamento da obra, indicando em qual etapa o valor foi gasto.

Acesse a este artigo para entender como realizar a apropriação.

Como emitir o Relatório Previsto x Realizado? 

Após realizar a apropriação, acesse o módulo “Relatórios“, depois na seção “Orçamentos” e escolha se vai emitir o Previsto x Realizado, considerando o custo.

Selecione a EmpresaObra e Período que deseja filtrar e clique em “Abrir Relatório“.

O sistema vai então emitir o relatório, onde algumas informações são importantes:

– Coluna Custo: Aqui é onde você visualiza o Previsto e os valores de lá vem dos Valores de custo do orçamento.
– Coluna Realizado/Período: O sistema vai te mostrar primeiro, o Realizado financeiro apropriado para o período filtrado para exibir o relatório;

– Coluna Realizado/Acumulado: Depois, o sistema vai mostrar o Realizado financeiro apropriado acumulado, ou seja, do início da obra até o mês filtrado;

– Já a coluna Saldo, vai ser a subtração entre o Previsto e o Realizado acumulado.

Retenção: O relatório leva em conta o valor líquido dos documentos, já descontando o percentual de retenção aplicada.

O Realizado extrairá os valores apropriados do módulo de Apropriação, ou seja, os documentos em que foram informados Fase e Serviço, vão entrar na conta.

Como configuro e imprimo o documento?

É possível definir os “Parâmetros de visualização” para personalizar o relatório. Depois que alterar as definições, clique em “Enviar” para que o sistema atualize as informações com as novas configurações.


No barra superior, clique na seta apontada para cima, localizada ao lado do ícone da impressora. Essa é a opção “Exportar para“. Selecione o formato desejado e aguarde a finalização do download.
Caso prefira, utilize o ícone da impressora ao lado para realizar a impressão.

É possível escolher outra data para o cálculo no relatório de Previsto x Realizado?

Sim, é possível escolher a “Data de emissão“, “Vencimento” ou “Entrada” do documento no relatório.
Para isso, basta ajustar no “Parâmetros de Visualização” na opção “Considerar data doc.“.
Após definição, clique em “Enviar” para que o sistema atualize as informações do relatório.

Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛

#DicaMestre