| Central de ajuda​

Como podemos ajudar hoje?

Última atualização: 13/10/2025

Notas Fiscais: Como conciliar com documentos financeiros, ordens de compra ou criar um novo documento

A conciliação de Notas Fiscais é uma etapa essencial para garantir que as entradas de insumos e os registros financeiros no sistema reflitam corretamente as operações da sua empresa.

Com ela, é possível:

  1. Vincular as notas fiscais às ordens de compra ou documentos financeiros já existentes;
  2. Criar novos documentos financeiros a partir de uma nota;
  3. Evitar duplicidade de produtos e fornecedores, mantendo os cadastros organizados e consistentes.

Como as Notas Fiscais são importadas

Existem duas formas de importar uma nota fiscal no Obra Prima:

1. Importação manual do XML

Se ainda não importou, consulte o tutorial específico de como importar XML, clicando aqui.
Após a importação, a nota ficará com o status Recebida.

2. Integração com o SEFAZ

Para quem possui o adicional de integração com a Sefaz, as NFs serão recebidas automaticamente no sistema após o registro, desde que vinculadas a um certificado digital.
Essas notas também ficarão com o status Recebida.

Se precisar ver o artigo como configurar a integração com a Sefaz, clique aqui.

⚠️ Caso a empresa tenha certificado digital configurado, mas sem o módulo extra de integração com a Sefaz, as notas entram como Prévias, sendo possível apenas visualizá-las.

Status das Notas Fiscais

StatusDescrição
PréviaPermite apenas visualizar os dados (valor e fornecedor). Não é possível conciliar ou gerar documento.
RecebidaImportação concluída, com XML anexado e itens disponíveis para conciliação.
ConciliadaNota já vinculada a um documento financeiro ou ordem de compra.

O que fazer com a Nota Fiscal Recebida

Ao receber a nota, você pode optar entre três caminhos:

  1. Gerar um novo Documento Financeiro a partir da nota
  2. Conciliar com uma Ordem de Compra
  3. Conciliar com um Documento Financeiro existente

1. Gerar Documento Financeiro a partir da Nota

  1. Vá em Financeiro > Notas Fiscais > Pesquisar
  2. Selecione a NF desejada
  3. Clique em Ações > Gerar docs. financeiros

E então, escolha a obra ou centro de custo e clique em Gerar

Importante: nesse caso, o fornecedor, produtos e quantidades serão cadastrados no sistema, desde que não exista outro insumo com o mesmo nome e código, ou que o CNPJ do fornecedor seja diferente do já cadastrado.

Boa prática: sempre que possível, priorize a conciliação com uma ordem de compra ou documento financeiro existente, evitando a duplicidade de cadastros.

Além disso:

  • É possível editar os insumos vindos da nota diretamente no documento financeiro (ajustando nome ou unidade para associar aos cadastros já existentes).
  • O sistema não puxa a data de vencimento nem a condição de pagamento da nota — o vencimento será igual à data de emissão, devendo ser ajustado manualmente.
  • Também não é possível conciliar as notas com documentos do tipo “Mão de Obra”, apenas documentos próprios ou de Obra, vão ficar disponíveis para serem conciliados.

2. Conciliar a Nota Fiscal com uma Ordem de Compra

  1. Vá em Financeiro > Notas Fiscais > Pesquisar
  2. Na coluna Ordem de Compra, clique em Conciliar

Depois, escolha o critério de conciliação: CNPJ do fornecedor, Data de emissão ou Valor, selecione a ordem correta e clique em Conciliar.

⚠️ Atenção: para realizar a conciliação, a Ordem de Compra deve estar com o status Gerada e sem lançamentos financeiros vinculados.
Se já estiver Recebida ou com documentos financeiros criados, a conciliação deve ser feita diretamente com o documento.

3. Conciliar a Nota Fiscal com um Documento Financeiro

  1. Vá em Financeiro > Notas Fiscais > Pesquisar
  2. Na coluna Doc. Financeiro, clique em Conciliar

Depois, escolha o critério de conciliação: CNPJ do fornecedor, Data de emissão ou Valor e selecione o documento correspondente e clique em Conciliar

Após esse processo, a nota será conciliada com sucesso, e o documento financeiro vinculado será atualizado automaticamente.

Observações importantes

  • Ao conciliar uma NF com uma Ordem de Compra ou Documento Financeiro, os itens e quantidades da nota não geram novos produtos no sistema.
  • O Obra Prima considera como registro dominante:
    • Itens da aba Relação de Itens (quando conciliado com Ordem de Compra);
    • Itens do Documento Financeiro (quando conciliado diretamente).

Seguindo esse processo, suas notas fiscais serão registradas e conciliadas corretamente, mantendo o controle financeiro e de insumos sempre alinhado.

Em caso de dúvidas, entre em contato com nosso time de suporte — estamos aqui para ajudar! 💛

#DicaMestre