O Faturamento por Taxa de Administração é uma opção disponível no sistema para você receber pagamentos dos seus clientes. Nesse modelo, você recebe uma porcentagem com base nos no que foi comprado para a obra no período faturado.
Para gerar o seu faturamento primeiro precisará fazer a configuração das suas taxas administrativas, no cadastro da sua obra.
Tipo de faturamento: Precisa seleciona a opção Taxa de Administração;
Faturamento: Seleciona a recorrência dos seus faturamentos (Semanal, Quinzenal ou mensal);
Tipo de documento: Nessa opção você selecionará a forma acordada com o cliente para o pagamento das compras feitas para a obra;
- Reembolso: quando a empresa paga pelo documento e depois o cliente o reembolsa;
- Pago pelo cliente: quando o documento é pago diretamente pelo cliente;
- Sem reembolso: quando a empresa é a responsável pelos pagamentos;
- Repasse: quando o cliente passa o valor do documento para a empresa fazer o pagamento.
A opção selecionada de Tipo de documento será a padrão que virá nos documentos sempre que um for criado para a obra, mas você consegue alterar no documento caso haja necessidade.
Taxa de administração: Aqui você escolhe se sua taxa será lançada pelo Tipo de custo ou pelas fases da obra.
Se optar pela opção Por tipo de custo, cadastrará o valor da sua taxa no próprio cadastro da obra, podendo lançar uma porcentagem por tipo de custo ou um valor fixo.
Caso prefira a opção Por fase da obra, precisará cadastrar as taxas administrativas no orçamento e também pode lançar um valor fixo a ser acrescentado no final do faturamento.
No orçamento basta ir em Valores de venda e selecionar a opção Alterar taxa adm.
Após a configuração das taxas, basta lançar os documentos referentes as compras da obra. Caso não saiba como lançar pode acessar esse artigo com o passo a passo.
Observação: Se as taxas administrativas forem lançadas por fase da obra, além de lançar o documento precisa fazer a apropriação para conseguir gerar o seu faturamento, confira neste artigo como fazer.
Para gerar o faturamento, acesse Financeiro, escolha a aba Faturamento, selecione a obra e o período a ser faturado.
Você também pode selecionar qual data considerará para gerar o faturamento (Vencimento, Entrada e Pagamento) e caso queira considerar documentos de outros períodos basta seleciona a opção Períodos anteriores.
Após clicar em Pesquisar, o sistema irá apresentar todos os documentos lançados para a obra seguindo o filtro que utilizou no faturamento, separando em duas abas, Compras (Documento lançados como despesa de obra) e Mão de obra (Documentos lançados como despesa de Mão de obra).
Caso queira mais informações sobre documento, pode acessar clicando no Número do Documento.
Você pode alterar o Tipo de compra também, selecionando o Lápis em ações. Você também pode tirar a taxa administrativa de algum documento se necessário, basta tirar o certo da coluna T.A, assim o valor desse documento não entrará no cálculo das taxas.
Na parte de baixo da tela você consegue ver o resumo dos valores selecionados e os valores das taxas administrativas. Lembrando que o sistema puxa o tipo de custo do item lançado no documento para calcular o valor da taxa.
Observação: Documentos com Tipo de compra, Reembolso e Repasse, além da taxa administrativa o valor do documento será cobrando no faturamento também.
Após conferir todos os dados, consegue visualizar o total que será cobrado do cliente e para gerar o faturamento basta clicar em Gerar faturamento.
Nessa etapa você preencherá as informações de pagamento e pode selecionar se quiser unificar o pagamento em um único documento.
Após clicar em Gerar lançamentos serão criados documentos a receber com os valores do faturamento.
Para o faturamento com taxas por fase da obra o processo de gerar o faturamento é o mesmo, porém, a taxa administrativa é calculada em cima dos valores apropriados para cada fase do orçamento.
Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛