Ter um controle financeiro eficiente na construção civil é essencial para manter as contas em dia, evitar atrasos nas obras e prevenir estouros de orçamento. Isso garante um fluxo de caixa equilibrado e maior segurança na execução dos projetos.
Aqui no Obra Prima, é possível consultar suas despesas e receitas em aberto e/ou em atraso de diversas maneiras, e neste artigo vamos explorar algumas delas.
Financeiro
A forma mais comum é encontrada no módulo Financeiro, na funcionalidade “Documentos”. Com a utilização de alguns filtros combinados, você pode decidir qual resultado a ser apresentado.


Detalhando um pouco mais a visualização das imagens acima, temos:
- Vencimento: Ao selecionar esta opção, estamos decidindo filtrar somente o que vai vencer até a data que definimos no campo seguinte;
- Neste exemplo, apenas a data final limite foi definida. Esta busca está limitada até a data do dia anterior a pesquisa, e a data de início (primeiro campo a ser preenchido) se deixada em branco, irá buscar desde o primeiro registro no sistema.
- Situação das parcelas: Selecionar a opção “Aberto” facilita a visualização do usuário para interagir com os registros em atraso e/ou aberto;
- Pesquisar: Após definir quais filtros deseja combinar, o botão “Pesquisar” trará o resultado da consulta com os filtros combinados;
- O sistema apresenta nas abas quantos documentos foram encontrados nas limitações dos filtros;
- Com a garantia que o resultado foi efetivo, o sistema apresenta em tela a “Situação” do documento, que neste caso pode ser “Aberto” ou “Atrasado”;
- Exportar: Caso deseje extrair o resultado da pesquisa, esta funcionalidade trará as opções em PDF, Excel ou CSV;
Relatórios:
Uma outra forma de visualizar os documentos financeiros em aberto e/ou atrasados é com a utilização do módulo de Relatórios. No filtro, selecione a opção Financeiro e escolha se deseja visualizar o relatório de contas a pagar ou de contas a receber. Para nosso exemplo, utilizaremos o relatório de contas a pagar.
Assim como os filtros do módulo Financeiro, neste relatório temos diversas opções para limitar os resultados, e no exemplo abaixo utilizaremos o mínimo de interações para buscar a mesma visualização do exemplo anterior.

Detalhando um pouco mais a visualização da imagem acima, temos:
- Empresa: Caso possua ambientes filiais, este primeiro campo define em quais ambientes os campos seguintes devem realizar a pesquisa.
- Data: Para este exemplo, decidimos realizar a busca pela data de vencimento;
- Até: Ter este campo preenchido significa a data limite da busca. Neste exemplo, selecionamos o dia anterior a data atual;
- Situação das parcelas: A seleção “Aberto” permite visualizar os documentos não liquidados em atraso ou em dia;
- Ordenar por: A seleção de “Data de vencimento” crescente trará o resultado da despesa mais antiga em aberto para a mais recente;
- Abrir relatório: Após a definição de todos os filtros pertinentes, o botão “Abrir relatório” trará o resultado em outra aba sobreposta;


Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛