Embora o Obra Prima seja um software completo para gestão de obras, abrangendo controle financeiro, de estoque e outros acompanhamentos essenciais, a gestão de RH e suas subáreas, não é o nosso foco principal atualmente. No entanto, oferecemos uma solução paliativa no sistema para te ajudar nesse processo. Neste artigo, vou te mostrar como realizar esse lançamento! 😊
Antes de qualquer lançamento, é necessário cadastrar o colaborador como fornecedor no sistema, pois, para lançar o pagamento diretamente no nome do colaborador, precisamos fazer essa configuração.
Confira o tutorial abaixo para aprender como realizar o cadastro:
Após concluir o primeiro passo, vamos à parte do lançamento financeiro. O lançamento pode ser feito criando um novo documento a pagar ou editando as informações de um documento já existente. Para isso, acesse o módulo “Financeiro” e vá até a aba de “Documentos”. Para incluir um novo documento, clique em “Incluir novo”. Se preferir editar um documento, clique em “Pesquisar” no filtro lateral do menu, encontre o documento e acesse-o.
No exemplo abaixo, estamos criando um novo documento para lançar o pagamento mensal da colaboradora Amanda.

O tipo de documento fica a seu critério. Neste caso, a despesa é considerada própria, já que é um lançamento da empresa. No campo “Fornecedor”, selecione o nome da colaboradora conforme o cadastro feito no módulo de fornecedores. O centro de custo e a conta gerencial devem ser escolhidos conforme a necessidade.
Boas práticas no sistema
Ao lidar com recursos humanos e dados relacionados, é crucial ter extremo cuidado com a conformidade à LGPD, especialmente em relação a dados sensíveis como nome de colaboradores, informações sobre salário e cargo. Portanto, ao realizar pagamentos no módulo financeiro, é interessante criar um centro de custo e uma conta gerencial específicos para essa finalidade.
No Obra Prima, além de conseguir cadastrar um perfil de acesso limitado, é possível editar o cadastro de cada usuário e restringir sua visualização as obra e centro de custo cadastrados. Dessa forma, você pode parametrizar para que apenas os usuários que você definir tenham acesso às informações alocadas nesse centro de custo.
No artigo abaixo, mostramos como restringir o acesso dos usuários por obras:
Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te auxiliar no processo! 😊💛