No sistema, você pode gerar o lançamento de cobranças para seus clientes, além de gerar boletos para as cobranças. Para isso certifique-se de já ter configurado a integração com a Asaas, o artigo abaixo pode te ajudar.
Para gerar uma cobrança, primeiro é necessário lançar um documento a receber, caso não saiba como pode seguir o passo a passo do artigo abaixo.
Após criar o documento a receber e informar a data de vencimento, você pode gerar a cobrança na aba de Recebimento, clicando em Gerar Cobrança.
Lembrando que a cobrança é gerada por parcela, então, nos casos de documentos parcelados, precisará gerar uma cobrança para cada parcela.
É importante lembrar que a data de vencimento deve ser posterior à data atual, ou seja, a partir do dia seguinte.
Assim que a cobrança for gerada, a conta de movimento será registrada como Conta Asaas e a forma de pagamento será definida como boleto.
Dessa forma você já gerou sua cobrança e o boleto para seu cliente.
Quando seu cliente efetuar o pagamento do boleto, o documento será automaticamente marcado como pago. Para garantir que esse processo seja concluído.
Como visualizar sua cobrança
Basta acessar o Financeiro, selecionar a aba de Cobranças e filtrar pelo número do documento a receber.

Ao acessar o Cobranças, você poderá visualizar a cobrança que já foi criada. Caso haja necessidade, é possível realizar ajustes nela. Você pode alterar a forma de pagamento, como de boleto para PIX, ou vice-versa.
Além disso, é possível adicionar juros ou multa diferentes do que foi configurado inicialmente. As alterações podem variar de acordo com suas necessidades específicas.

Ao acessar a cobrança você pode enviar ela por e-mail para seu cliente ou pode cancelar ela também, basta ir em Ações.

Lembrando que pode configurar o envio automático da cobrança lá nas configurações.
Você também consegue ver o boleto gerado para a cobrança, basta clicar em Ver cobrança, desse modo será direcionado para o link da cobrança na Asaas.

Na cobrança você também consegue conferir o histórico de alterações realizadas. Acessando a aba Histórico.
Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛