Primeiro, é importante lembrar que, nas “Configurações” da obra, a opção “Controle de estoque” precisa estar marcada como “Sim” e a forma de recebimento deve ser “Apropriação por recebimento“, como mostra a imagem abaixo:

Atenção! O insumo também precisa estar configurado para controlar o estoque. Se quiser saber como liberar um insumo para controle de estoque, clique aqui.
Dessa forma, ao gerar o lançamento financeiro na ordem de compra, automaticamente o insumo entra para o estoque da determinada obra.
A Ordem de compra fica como “Recebida” e o documento financeiro já foi criado, como mostra na imagem abaixo:

A compra foi de 3 sacos de cimento. Você pode conferir essas informações na aba de “Dados” da ordem de compra ou na aba de “Itens” do Documento a Pagar.


Para localizar o material adquirido, vá ao módulo “Estoque“, acesse “Insumos”, filtre pela Obra na qual adquiriu o material e, em seguida, selecione “Pesquisar“.

Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛