O centro de custo é uma separação interna a uma empresa ou organização para ratear despesas e receitas.
Essas unidades são usadas para associar custos e pagamentos arrecadados a departamentos e/ou filiais de uma empresa, por exemplo, que não envolveriam diretamente custos de obra.
Aprenderemos como cadastrar novos centros de custos no sistema.
Atenção: Não é necessário criar um centro de custo para cada obra, pois o cadastro dela no módulo de Obras já configura um Centro de custo.
Para cadastrar um centro de custo, acesse as “Configurações”, depois vá em “Financeiro” e então selecione a opção “Centros de custo”.
Utilize a coluna “Ações” para excluir ou editar um centro já criado ou clique em “Novo”, no canto inferior da tela, para incluir um novo.
O sistema abrirá uma tela onde você deve incluir a “Empresa”, caso haja filiais, e o “Nome” do centro de custo. Para concluir o cadastro, clique em “Salvar”.
Como utilizar o Centro de custo no módulo Financeiro?
Para adicionar um centro de custo a um documento a pagar, este precisa estar configurado como uma “Provisão” e como “Despesa Própria”.
Quando essas opções forem selecionadas, o sistema mostrará a caixa para seleção do Centro de Custo, como mostra o exemplo abaixo.
A medida que você inclui o Centro de custo nos documentos, ele também vai alimentando o Fluxo de Caixa, então você pode detalhar a pesquisa por lá.
Para verificar, acesse o “Financeiro”, depois selecione “Fluxo de Caixa” e então selecione o centro de custo que deseja visualizar em “Obras”, para assim visualizar as despesas vinculadas a ele.
Se ficar alguma dúvida, é só nos chamar! 😊💛