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Última atualização: 07/02/2025

Como agrupar as contas gerenciais no DRE?

O DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício) é um relatório contábil que apresenta o desempenho financeiro de uma empresa em um determinado período. Ele detalha as receitas, custos, despesas e o lucro ou prejuízo líquido da organização.

No Obra Prima, facilitamos o trabalho de estruturar um DRE utilizando paralelamente as contas gerenciais, presentes no controle financeiro.

Para iniciar o processo de organização, vá em “Configurações ⚙️”. Nos filtros de pesquisa, selecione “Financeiro > Contas Gerenciais“;

Se for a sua primeira interação à funcionalidade, uma mensagem orientando que vincule as contas gerenciais a uma categoria de DRE é exibida no canto superior direito.

Clique em “Vincular“. Uma nova tela sobreposta irá surgir. No primeiro campo de seleção, escolha a categoria do DRE que deseja manipular. Em seguida, selecione as contas gerenciais que fazem sentido serem vinculadas a categoria. Após a definição, clique em “Salvar“.

As categorias:

  • 3 – Receita líquida;
  • 5 – Resultado bruto;
  • 10 – Resultado operacional;
  • 12 – Resultado liquido;

Não devem aparecer nesta primeira seleção de categoria do DRE, pois se tratam de totalizadores.

Observação: As contas gerenciais selecionadas para representar a imagem acima são meramente ilustrativas. Cada empreendimento pode selecionar a conta gerencial que cabe à categoria do DRE.

Repita o processo anterior com as outras categorias, até que a notificação que orienta o vínculo desapareça.

Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛

#DicaMestre