| Central de ajuda​

Como podemos ajudar hoje?

Última atualização: 06/10/2023

Valor do item está diferente do documento. Como soluciono?

Ao criar ou alterar dados em um documento financeiro, pode ser que se depare com a mensagem “O valor dos itens é diferente do valor do documento”.

Caso seu documento esteja vermelho na busca por documentos, o sistema também está indicando que o valor dele está diferente do item.

Neste caso, é necessário igualar os valores antes de prosseguir com qualquer ação no documento.

Como é definido o valor do documento?

O valor do documento financeiro é determinado com base nas informações da aba Itens. Quando o documento é gerado a partir de uma ordem de compra, ele recebe os dados de quantidade e valores dessa ordem. 

Se o documento é criado sem vínculo a uma compra, o sistema automaticamente cria um item chamado “Diversos” com o mesmo valor do documento. 

Caso já tenha criado um documento e precise alterar seu valor, é necessário ajustar o valor do item correspondente para que ambos estejam em conformidade.

Como ajusto o valor do documento com o da aba de itens?

No canto inferior esquerdo da tela, na aba de itens, o sistema sempre mostrará o valor total dos itens e o valor da aba de dados, que precisam coincidir.

Enquanto a informação não estiver alinhada, a mensagem de erro continuará aparecendo.

Para editar o valor do item, basta clicar nele e fazer a alteração. Se você excluiu o item por engano, pode adicioná-lo novamente.

Depois disso, clique em ‘Adicionar‘ ou ‘Salvar‘ para efetuar a alteração ou incluir um novo item.

Assim que o valor do item estiver igual ao valor do documento, o sistema não exibirá mais a mensagem de erro e o documento não será mais destacado em vermelho.

Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛

#DicaMestre