O relatório Curva ABC visa te proporcionar uma visão dos gastos da sua obra, indicando o que possui um peso maior no orçamento até o que possui um peso menor.
Para realizar esse cálculo, o sistema considera informações como Fase, Serviços, Insumos, Categorias de custo e Tipos de custo.
Para gerar o relatório, acesse o módulo Relatórios, depois clique em Orçamentos e então selecione a opção Curva ABC.

O sistema mostrará alguns filtros, sendo alguns deles obrigatórios para gerar o relatório:
Empresa: caso possua filiais vinculadas à matriz, selecione a empresa para onde o relatório será gerado;
Obra/Orçamento: determine de qual obra e orçamento o sistema extrairá as informações de curva ABC para gerar o documento;

Importante: Ao selecionar a exibição por Insumos, o sistema permitirá que você filtre também o Tipo de custo e Categorias de Insumo.
Após aplicar os filtros, clique em Abrir relatório para gerar o documento.
O sistema vai então exibir uma tela, mostrando a pré-visualização do documento antes da impressão.
Como configurar os parâmetros de visualização?
Agora, você pode definir alguns Parâmetros de visualização para tornar o documento mais personalizado:
- Exiba por: aqui você definirá como quer acompanhar a Curva ABC, seja por Fase, Insumo, Categoria de insumo, Tipo de Custo ou Serviço;
- Considere: caso optes por filtrar pelo % acumulado, o sistema considerará o valor final (% final) para fazer a divisão das faixas. Se optares por % item, o formulário dividirá as faixas pelo valor do item (% item).
- Utilize valor de: aqui, configuras se a visualização será por Custo, Venda ou Venda com taxas, que será exibido conforme a configuração de Acompanhamento da obra.
- Agrupe por: neste campo, definirás se a exibição será por as faixas serão agrupadas por Código (Serviço e Insumo), por Nome (caso existam fases com mesmo nome) ou Não agrupes.
Depois que alterar, clique em Enviar para o sistema redefinir a visualização.

Mas o que a curva ABC representa?
A curva ABC está lhe dizendo onde estão os maiores e menores gastos da sua obra.
- As fases, serviços e insumos que estão na Faixa A indicam os maiores gastos, com preços totais equivalendo a até 80% dos custos da sua obra;
- Aqueles que estão na Faixa B indicam os gastos médios da sua obra, com preços totais representando 15% dos custos;
- E os que estão na Faixa C indicam os menores gastos da sua obra, que representam 5% do custo da obra.
Esses percentuais, cores e nomes vêm configurados de forma padrão no sistema, mas se você desejar, pode alterá-los, como explicado neste artigo aqui.
Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛