O Relatório Comparativo Previsto x Realizado (Custo) x Medido permite que você contraste o que foi previsto no custo do orçamento, o que foi realizado no financeiro (a partir de documentos criados e apropriados) e o que foi medido no orçamento.
Para gerar o relatório, acesse o módulo Relatórios, depois vá em Orçamento e então clique em Comparativo Previsto x Realizado (Custo) x Medido.
O sistema vai então solicitar que você defina a Empresa e a Obra, sendo informações obrigatórias.
Para detalhar os resultados do relatório, solicitamos que você inclua alguns filtros:
- Período de referência (realizado): inclua o período com base na forma de medição da obra;
- Fase: defina de qual fase e/ou subfase do orçamento deseja visualizar no relatório. Se desejar, pode incluir várias fases e subfases.
- Valores: defina qual visualização de acompanhamento e medição deseja aplicar no relatório;
- Visualização: estabeleça se deseja comparar mostrando Planejado, Realizado e Medido, Planejado e Realizado ou Planejado e Medido.
- Exibir: a partir da medição, você deseja exibir dados Monetários, de Porcentagem ou de Quantidade;
- Nível: delimite o relatório a ser exibido de forma Sintética (dados resumidos) ou Analítica (dados detalhados);
Depois que definir as informações, clique em Exportar para gerar o documento em Excel ou CSV.

O que significam as informações no relatório?
O sistema vai então gerar um arquivo com algumas informações importantes, conforme o filtro realizado.
Na coluna Tipo, o sistema indicará o Previsto (P), o Realizado (R) e o Medido (M) e na coluna Saldo, trará os números executados em comparação com o orçado.
Exemplo:
– Para a fase Composição, foi Previsto nos valores de custo do orçamento, R$617,52. O acumulado é o mesmo número (R$617,52), por isso o Saldo é R$0,0000000.
– Para a mesma fase, foi Realizado, com base nos documentos financeiros apropriados, R$500,00, que subtraídos do que foi orçado (R$617,52), gera um saldo de R$117,52
– E com base na Medição física realizada no orçamento para a fase Composição, o acumulado é R$555,77. Por isso, subtraído do orçado (R$617,52), gera um saldo de R$61,75.

Já os dados que ficam nas colunas para frente, vão te mostrar os mesmos dados detalhados, agora para os períodos que aparecem na coluna.
Exemplo:
- Para o período de outubro de 2023, para a fase Composição, não foi incluída nenhuma informação no planejamento financeiro ou na medição física, mas foram gerados documentos financeiros apropriados, totalizando R$23,70.


Ao fim do relatório, mostrará alguns dados de valores totais, tanto para o acumulado quanto para cada período da obra.

Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛