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Última atualização: 02/10/2023

Relatório Comparativo Previsto x Realizado (Custo) x Medido

O Relatório Comparativo Previsto x Realizado (Custo) x Medido permite que você contraste o que foi previsto no custo do orçamento, o que foi realizado no financeiro (a partir de documentos criados e apropriados) e o que foi medido no orçamento.

Para gerar o relatório, acesse o módulo Relatórios, depois vá em Orçamento e então clique em Comparativo Previsto x Realizado (Custo) x Medido.

O sistema vai então solicitar que você defina a Empresa e a Obra, sendo informações obrigatórias.

Para detalhar os resultados do relatório, solicitamos que você inclua alguns filtros:

  • Período de referência (realizado): inclua o período com base na forma de medição da obra;
  • Fase: defina de qual fase e/ou subfase do orçamento deseja visualizar no relatório. Se desejar, pode incluir várias fases e subfases.
  • Valores: defina qual visualização de acompanhamento e medição deseja aplicar no relatório;
  • Visualização: estabeleça se deseja comparar mostrando Planejado, Realizado e Medido, Planejado e Realizado ou Planejado e Medido.
  • Exibir: a partir da medição, você deseja exibir dados Monetários, de Porcentagem ou de Quantidade;
  • Nível: delimite o relatório a ser exibido de forma Sintética (dados resumidos) ou Analítica (dados detalhados);

Depois que definir as informações, clique em Exportar para gerar o documento em Excel ou CSV.

O que significam as informações no relatório?

O sistema vai então gerar um arquivo com algumas informações importantes, conforme o filtro realizado.

Na coluna Tipo, o sistema indicará o Previsto (P), o Realizado (R) e Medido (M) e na coluna Saldo, trará os números executados em comparação com o orçado.

Exemplo: 

– Para a fase Composição, foi Previsto nos valores de custo do orçamentoR$617,52. O acumulado é o mesmo número (R$617,52), por isso o Saldo é R$0,0000000.

– Para a mesma fase, foi Realizado, com base nos documentos financeiros apropriados, R$500,00, que subtraídos do que foi orçado (R$617,52), gera um saldo de R$117,52

– E com base na Medição física realizada no orçamento para a fase Composição, o acumulado é R$555,77. Por isso, subtraído do orçado (R$617,52), gera um saldo de R$61,75.

Já os dados que ficam nas colunas para frente, vão te mostrar os mesmos dados detalhados, agora para os períodos que aparecem na coluna.

Exemplo:

  • Para o período de outubro de 2023, para a fase Composição, não foi incluída nenhuma informação no planejamento financeiro ou na medição física, mas foram gerados documentos financeiros apropriados, totalizando R$23,70.

Ao fim do relatório, mostrará alguns dados de valores totais, tanto para o acumulado quanto para cada período da obra.

Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛

#DicaMestre