No sistema, você possui a opção de utilizar as tabelas de custo (SINAPI, SEINFRA e ORSE) para compor o seu orçamento.
Para realizar essa ação, acesse o módulo Orçamentos e, no orçamento desejado, acesse a aba “Valores custo” e em seguida clique em “Selecionar fases e serviços” ou “Alterar estrutura orçamentária”:


Em seguida, selecione a opção “Vincular tabela de custo”, localizada no canto inferior direito.

Selecione a tabela desejada, a sua região e a Referência (Desonerado ou não desonerado). Após finalizar a seleção, clique em “Salvar”.

Agora você pode buscar as fases e serviços da tabela adicionada quando for criar ou alterar a estrutura orçamentária. Assim como você também poderá utilizar a opção “Adicionar massivo”, caso deseje incluir vários itens da tabela de custo na estrutura.

Para realizar a seleção massiva, primeiramente você deve selecionar a tabela de custo e em seguida, a Fase ou serviço. Selecione todos os itens que deseja incluir e para finalizar, clique em “Adicionar”. É possível também conferir a composição dos serviços, clicando no símbolo de olho, localizado no canto direito da tela.


Salve a estrutura do orçamento e ele estará pronto para ser quantificado.

O sistema retornará para a aba Valores custo e no serviço, você deve definir as quantidades que será necessária para o seu orçamento. Do lado esquerdo, você encontrará o valor total da fase conforme o quantitativo inserido. Após finalizar o preenchimento, não esqueça de clicar em “Salvar”.

Atenção: Caso necessite modificar a composição de um serviço que é de alguma base de referência, é necessário transformar o serviço em Avulso, acessando a opção “Alterar estrutura”.
Se ficou alguma dúvida, é só nos chamar! 😊💛