Agora, criar orçamentos e utilizar tabelas de custo ficará ainda mais simples com nossa nova integração com a Orçafascio, nossa mais nova parceira. Vamos, hoje, aprender como utilizar o importador e como importar em poucos cliques seu orçamento completo.
Para começar, é necessário que você possua uma licença Orçafascio para criar seus orçamentos. Lembrando que todos os orçamentos, para a importação funcionar, deverão ser criados na Orçafascio. Os orçamentos deverão seguir duas regras essenciais para conseguirem ser importados:
1 – Todos os orçamentos deverão estar com a opção “Habilitar a auto itemização” ativada; você encontra essa opção na tela de criação do seu orçamento, conforme exemplo abaixo:

2 – Ao criar suas fases de obra, todas deverão ter a quantidade “1”, conforme exemplo abaixo:

Caso você tenha dificuldades para entender como funciona a criação de orçamentos pela Orçafascio, clique aqui e veja o treinamento criado.
Agora, já no Obra Prima, você precisará cadastrar sua chave API para ter acesso a todos os orçamentos criados. Essa chave API será o login e token da sua plataforma Orçafascio. Para entender como cadastrar, clique aqui.
Com sua chave configurada, ao entrar no módulo “Orçamentos”, você verá essa tela com algumas instruções de como funcionará as integrações em seu sistema.

Após fechar essa tela, você perceberá que sua tela inicial de Orçamentos terá uma opção a mais, com a logo da Orçafascio:

Ao clicar nessa opção, você encontrará todos os orçamentos criados na Orçafascio que poderão ser importados no Obra Prima. Basta selecionar o orçamento desejado e, abaixo, selecionar para qual obra você deseja importar seu orçamento. Você também tem a opção de cadastrar uma obra do zero nessa tela. Após selecionar a obra, basta clicar em “Importar”.

Ao clicar em “Importar”, seu orçamento entrará numa fila de importação, conforme notificação que aparecerá no sistema:

Ao finalizar a importação, você receberá uma notificação em seu sistema que o orçamento já foi importado:

Ao abrir o orçamento importado, você identificará que o orçamento foi importado diretamente pelo sistema, assim como o código de importação da Orçafascio. Ao clicar em cima do código, abrirá em uma nova guia seu orçamento na Orçafascio.

Lembrando que, ao importar esse orçamento, você não poderá mexer nas fases, serviços, insumos, BDI, descontos e acréscimos. Se desejar realizar alguma alteração, você deverá atualizar na estrutura orçamentária da Orçafascio e reimportar seu orçamento no Obra Prima.
Para realizar a reimportação no Obra Prima, existem duas opções:
1 – Criar uma nova obra e inativar a obra anterior, realizando a nova importação na nova obra criada;
2 – Excluir o orçamento e importar novamente na mesma obra;
Caso você deseje visualizar quais são os orçamentos elaborados via Orçafascio, na página com seus orçamentos você consegue diferenciá-lo com o nome e símbolo do sistema, conforme exemplo abaixo:

E, no canto inferior da tela, no símbolo da Orçafascio, você tem a opção de carregar novos orçamentos ou verificar seu histórico de importações:

No histórico de importações, você consegue acompanhar como está o status das importações realizadas por você ou sua equipe. Aqui você conseguirá informações como:
1 – Dt. Solicitação: a data que foi solicitada a importação do seu orçamento para o Obra Prima;
2 – Obra: para qual obra será realizada a importação;
3 – Solicitante: o nome do usuário que solicitou a importação, podendo ser você ou outra pessoa da sua equipe;
4 – Situação: aqui, você encontrará o status da importação, se a mesma já foi importada (Processado – Importado), se está aguardando a fila ou se houve algum tipo de problema e não foi importado (Processado – Não importado), além de trazer o motivo pelo qual não foi importado (no balão informativo em vermelho);
5 – Orçafascio: aqui, você encontra o código de importação da Orçafascio para o Obra Prima;
6 – Obra Prima: você encontra nesse campo o número do orçamento no Obra Prima.

Abaixo, segue um vídeo explicativo, para te mostrar como funciona o importador no sistema:
Caso sinta alguma dificuldade com relação às importações, não deixe de entrar em contato.
Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛