A estrutura do seu Estudo de Viabilidade Financeira (EVF) é muito semelhante à de um orçamento. Para incluir as Fases, Subfases e Serviços, siga estas orientações:
Inserindo Fases e Subfases
Você pode adicionar fases e subfases de três maneiras: de forma avulsa (digitando o nome), usando um modelo (template) salvo nas configurações do sistema ou por uma tabela de custos vinculada (por exemplo, SINAPI ou ORSE).
No EVF, é importante informar se cada fase é opcional ou não. Se você definir que não é opcional, o cliente deverá obrigatoriamente incluir aquela fase ou etapa em sua obra.

Aqui está o passo a passo:
Insira a origem da sua fase (avulso, template ou tabela de custo vinculada). Se optar por usar uma tabela de custos, não se esqueça de vinculá-la.
Em seguida, preencha o Nome da fase. Se estiver usando um template ou tabela de custo, o sistema preencherá automaticamente com as informações cadastradas, e você só precisará pesquisar por elas.
No campo ‘EVF – opcional?‘, você pode definir se a fase é opcional, permitindo que o cliente escolha se deseja incluir aquela etapa na obra.
Feito! Agora é só salvar!
Após inserir a fase, você poderá adicionar subfases ou serviços, como mostrado na imagem abaixo:

Inserindo Serviços
Após inserir as Fases, você pode adicionar os Serviços.

Siga o passo a passo:
Escolha a origem do Serviço. Digite o nome do serviço ou utilize as informações do template/tabela de custo. Assim como em um orçamento, também é possível adicionar serviços em massa. Insira a unidade de medida do serviço. Selecione os tipos de custo necessários para este serviço (por exemplo, Material e Mão de obra). Determine se o serviço é opcional ou não. O sistema oferecerá algumas opções:
Não Customizável: Deve ser a opção inserida; o cliente não pode escolher.
Customizável (escolha única): O cliente pode personalizar o serviço, mas só pode fazer uma escolha (por exemplo, entre Madeira ou Telha para um Tapume).
Customizável (uma ou mais escolhas): O cliente pode selecionar mais de uma opção (por exemplo, diferentes tipos de piscina para a mesma obra).

Adicionando Opções de Escolha para o Cliente
Clicando no lápis, você pode inserir opções de serviços.



Insira a Origem. Informe o nome do serviço. Adicione uma imagem do serviço ou produto. Também é possível inserir o fornecedor e um link para compra/contratação. Informe a quantidade do serviço.
Lembre-se de que essa informação está vinculada à unidade principal; portanto, se na estrutura orçamentária for inserido, por exemplo, 80m², este campo deverá ter a quantidade como única.
Selecione os tipos de custo para o serviço e insira os valores por tipo de custo. Se preferir, monte a composição unitária do serviço (caso esteja usando alguma tabela de custos, a composição já estará estruturada). Feito! Agora é só salvar!

Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛