| Central de ajuda​

Como podemos ajudar hoje?

Última atualização: 04/10/2023

Como funciona o Estudo de Viabilidade Financeira – EVF?

O Estudo de Viabilidade Financeira (EVF) é uma ferramenta oferecida pelo Obra Prima, localizada no módulo de orçamentos. Essa ferramenta permite a criação de orçamentos que podem ser personalizados pelos clientes por meio do portal deles.

O EVF possibilita a categorização das fases de um orçamento em duas categorias: obrigatórias e opcionais. As fases opcionais podem ser aprovadas ou removidas pelos clientes conforme sua preferência.

Além disso, o EVF permite a inclusão de vários serviços numa fase, cada um deles com insumos e custos específicos. Essa flexibilidade permite ao cliente analisar diferentes versões e escolher aquela que melhor atende às suas necessidades.

O Estudo de Viabilidade Financeira possui uma estrutura semelhante à do orçamento tradicional, mas a diferença inicial está na maneira como a estrutura do orçamento é construída.

Como criar o EVF?

A criação do EVF é feita no módulo de orçamentos e para isso, é necessário que já exista uma obra cadastrada para o cliente.

Primeiro, acesse o módulo Orçamentos e clique em ‘Incluir novo’, em seguida selecione a opção EVF para criação. Defina o cliente e a obra. Se necessário, é possível realizar o cadastro rápido do cliente e da obra.

Agora, escolha se deseja criar o EVF em branco ou copiar as informações de outro EVF já criado. Por fim, clique em “Continuar” para cadastrar o EVF.

Valores de custo

A estrutura do Estudo de Viabilidade Financeira (EVF) é bem semelhante à de um orçamento.

Para incluir as Fases, Subfases e Serviços, siga as seguintes orientações:

Inserindo Fases e Subfases

As fases e subfases poderão ser adicionadas de forma Avulsa (digitando o nome dela), por um template (modelo salvo já nas configurações do sistema) ou até mesmo por uma tabela de custo vinculada (SINAPI, ORSE…, por exemplo).

No EVF é necessário informar a cada fase inserida, se ela é opcional ou não. Caso seja definido como Não, o cliente terá obrigatoriamente aquela fase/etapa em sua obra.

Insira a origem da sua fase (avulso, template ou tabela de custo vinculada). Caso queira utilizar alguma tabela de custo, não se esqueça de vinculá-la. Em seguida, preencha o Nome da fase (se a origem for um template ou tabela de custo, o sistema puxa as informações cadastradas, sendo necessário apenas pesquisar por elas).

EVF – opcional? Neste campo a construtora pode definir se esta fase é opcional, podendo o cliente escolher ou não se deseja que a obra possua aquela etapa. Feito, agora é só salvar!

Após concluir a inserção da fase, será possível adicionar uma subfase ou serviço, como mostra a imagem abaixo:

Após inserir as fases, você pode começar a adicionar os serviços.

Escolha a origem do Serviço. Digite o nome do serviço ou colete as informações do template/tabela de custo. Assim como num orçamento, também é possível adicionar serviços de forma massiva.

Insira a unidade do serviço. Selecione os tipos de custo necessários para este serviço (Exemplo: Material e Mão de obra). Defina se o serviço é opcional ou não. O sistema então mostrará algumas opções:

Não Customizável: Precisa ser a opção inserida, o cliente não pode escolher.

Customizável (escolha única): O cliente pode customizar o serviço, mas poderá ter apenas uma escolha. Exemplo: Duas opções de Tapume (Madeira ou Telha) serão apresentadas, porém, o cliente precisa optar entre uma delas.

Customizável (uma ou mais de uma escolha): O cliente poderá escolher mais de uma opção. 

Exemplo: Algumas opções de piscina serão apresentadas (coberta, descoberta, coberta com aquecimento…) e o cliente pode selecionar mais de uma para a mesma obra.

Adicionando opções de escolha para o meu cliente:

Clicando no lápis será possível inserir as opções de serviços.

Insira a Origem e, após, informe o nome do serviço. Você também pode inserir uma imagem do serviço ou produto, assim como é possível inserir o fornecedor e link de compra/contratação.

Informe a quantidade do serviço. Lembrando que esta informação está vinculada à unidade principal, então se na estrutura orçamentária for inserido 80 m², este campo deverá ter a quantidade como única.

Em seguida, selecione os tipos de custo para o serviço e insira os valores por Tipo de custo. Caso prefira, monte a composição unitária do serviço (caso utilize alguma tabela de custo, a composição já vem estruturada). Prontinho, agora é só salvar!

Valores de venda

Na aba “Valores venda” definimos e lançamos o valor aplicado em cima do valor de custo, BDI e margens. 

No EVF temos a opção de lançar a porcentagem do BDI sobre as Opções de serviço ou inserir o BDI normalmente (sendo global para todo a obra, por tipo de custo ou fases).

Pode-se inserir o BDI sobre o valor de cada serviço opcional.

Já no botão de BDI e Margens, podemos adicionar o valor do BDI por tipo de custo ou um único valor para todos os tipos de custo.

Na aba EVF podemos visualizar os detalhamentos da obra, fase e serviço. Se os serviços estiverem configurados como customizáveis, terão o símbolo de duas ferramentas cruzadas na frente, indicando que o cliente poderá escolher entre eles.

Na aba de EVF, o sistema fica dividido entre algumas etapas: 

Detalhes da Obra:

1. Visualização do EVF: por valores de venda com taxas, venda ou custo.

2. Detalhes da obra e valores: acréscimo, desconto, subtotal, tipo de custo, etc. 

3. Aprovar orçamento: Assim que aprovado o EVF, o sistema o converte em um orçamento. 

4. Métricas: Visualização de valores pela curva ABC ou como um gráfico em pizza (% fases).

Detalhamento da Obra:

1. Detalhes: Nesta seção, você pode visualizar o endereço da obra, bem como todos os valores discriminados por tipo de custo, BDI, descontos, acréscimos, taxa administrativa, subtotais e o valor total do orçamento.

Detalhamento do Serviço:

Em detalhamento do serviço temos todos os detalhes inseridos em valores de custo, quantidade e unidade valores.

Nesta mesma aba selecionamos os serviços opcionais (empresa ou cliente): 

1. Temos o detalhamento de cada serviço opcional (nome do fornecedor, link do produto ou empresa e o valor total do material).

2. Quando tiver serviços opcionais, selecione o serviço desejado e clique em ‘Salvar‘.

Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛

#DicaMestre