A seção de Configurações da Obra é onde você define informações cruciais para o andamento da obra. Agora, daremos uma olhada em cada ponto de forma ágil e objetiva.
Todos os pontos que você definir neste menu terão influência sobre o orçamento que será posteriormente criado para esta obra 😉

1 – Tipo de faturamento: Aqui, você escolhe como deseja faturar os documentos da obra:
- Taxa de administração: Isso envolve uma porcentagem dos custos da obra que você recebe.
- Avanço Físico: Defina o quanto foi realizado/medido na obra.
- Taxas por Avanço Físico: Implicam em cobrar pelo progresso da obra, além das despesas.

2 – Faturamento: Você irá definir o intervalo para o faturamento desta obra: semanal, quinzenal ou mensal.
Detalhe importante: se o tipo de faturamento da sua obra for por Avanço Físico, o “Planejamento” será espelhado ao que você definir neste menu.
3 – Tipo de documento: Aqui você define o status de pagamento dos documentos, podendo ser por:
- Reembolso: Você paga inicialmente e o cliente reembolsa.
- Pago pelo cliente: O cliente efetua o pagamento.
- Sem reembolso: A empresa assume os pagamentos.
- Repasse: O cliente paga a empresa para que a mesma faça o pagamento.

Se você definir o tipo de faturamento por avanço físico, não terá a opção de alterar o tipo de documento quando fizer qualquer lançamento financeiro para esta obra.
4 – Planejamento: Você pode decidir o intervalo para o planejamento desta obra: semanal, quinzenal ou mensal.
5 – Acompanhamento: Aqui você vai configurar como os gráficos de Planejamento, Medição e Previsto vs. Realizado serão acompanhados na obra.
- Por custo.
- Valor de venda + taxas.
- Por ambas.
6 – Dias de expediente: escolha quais os dias em que a obra estará em andamento para ajustar o cronograma.
7 – Controle de estoque: neste espaço, você terá a oportunidade de definir como os insumos destinados a esta obra serão gerenciados em relação ao estoque. Com isso, você poderá escolher entre duas opções: apropriação por recebimento ou apropriação por movimento de estoque.
8 – Acesso pelo cliente: neste campo, é onde você define se o acesso à obra estará disponível para o cliente através do Portal do Cliente e/ou do Aplicativo.
Agora chegou o momento que definimos a nossa taxa de administração e como será a visualização padrão do RDO (Relatório Diário de Obra).

Taxa de Administração: Esta opção configura como serão aplicadas as taxas da obra:
- Por tipo de custo (aqui caberá a você distribuir os valores em percentual ou monetário sobre os custo da obra, podendo visualizar posteriormente no faturamento).
- Por fase de obra (a cada fase será aplicado o valor definido e sendo possível visualizar no faturamento).
RDO – Relatório Diário de Obra: nesta opção, escolhemos as demonstrações a serem exibidas no Relatório Diário de Obra (RDO) deste projeto.
Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛