Como funciona nossa integração com a Sefaz?
Não conseguimos fazer uma integração direto com a Sefaz pelo Obra Prima, por isso utilizamos uma integração com um parceiro, o Migrate.
Por isso, para a nota chegar ao sistema ela passa por duas importações, primeiro é importado da Sefaz para o Invoicy (Programa do Migrate) e depois que a nota estiver completa no Invoicy é feita a importação dela pelo Obra Prima.
Pelo Invoicy são feitas consultas a cada hora para verificar se tem novas notas para importação e pelo Obra Prima as consultas são feitas a cada 10 min, porém somente 5 empresas são consultadas por vez.
Quanto tempo leva para uma nota ser importada para o sistema?
O tempo de importação da nota pode variar, pois a importação depende da Sefaz, do Migrate e do Obra Prima, mas ela leva no máxima 48h para estar no sistema. Em geral, no mesmo dia da emissão da nota ela já entra no sistema.
O processo de importação da nota começa a partir do momento que ela é emitida pelo fornecedor.
Após isso a Sefaz atribui um número de NSU a nota, esse processo pode ser rápido, como também pode demorar de um dia para o outro, e somente depois disso o Migrate consegue fazer a consulta para importação.
Além disso, primeiro é liberado um NSU para o resumo na nota, e após feita a ciência da operação, é liberado o NSU do XML completo.
Então para cada nota o Migrate precisa fazer duas consultas à Sefaz para ter a nota completa.
Já o Obra Prima faz a consulta direto no Invoicy e muitas vezes precisa fazer duas importações para cada nota também.
Caso no momento da consulta a nota esteja somente como resumo no Invoicy ela será importada, porém, ficará como Prévia no sistema até que haja uma nova consulta onde a ciência esteja ok e a nota esteja completa, nesse caso a nota atualiza para Recebida no sistema.
Caso na primeira consulta ao Invoicy a nota já esteja completa, ela entrará direto como Recebida no sistema.
O que pode interferir na importação das notas?
Algumas coisas podem afetar a importação das notas e “pausar” ela por um tempo, até serem ajustadas, vou deixar aqui uma lista das situações que podemos ter.
- Certificado Digital A1 vencido
Se o certificado da empresa estiver vencido as notas não serão importadas, nesse caso é preciso pedir para a contabilidade da empresa atualizar o certificado e depois atualizar ele no sistema, após a atualização as notas voltarão a ser importadas.
Caso não saiba como atualizar o certificado no sistema pode acessar esse artigo.
- Erro no cadastro do Certificado Digital A1
Caso haja algum erro no cadastro do certificado no sistema as notas não serão importadas, esse erro é apontado dentro no sistema, na aba das notas fiscais, nesse caso precisa configurar novamente o certificado.
Caso não saiba como configurar o certificado no sistema pode acessar esse artigo:
- Erro 101
Esse erro pode aparecer na hora de cadastrar o certificado, ele acontece quando o certificado já está cadastrado em algum outro sistema de importações de notas, e por isso não pode ser vinculado ao Obra Prima, pois só é permitido uma consulta por nota fiscal. Nesse caso precisa escolher somente um sistema para a importação das notas.
Caso queira continuar com a importação das notas pelo Obra Prima, precisa desvincular o certificado do outro sistema, para isso precisa entrar em contato com a Migrate.
Basta enviar um e-mail para atendimento@migrate.info, com o seguinte assunto e mensagem:
Assunto: Erro 101 ao tentar cadastrar meu certificado no Software do parceiro Obra Prima – Nome da sua empresa – CNPJ
Corpo do e-mail:
“Olá, estou tentando realizar o upload do certificado A1 no software Obra Prima, e estou recebendo o erro 101.
Poderiam ajustar para que eu possa receber/importar as notas no Obra Prima?
Seguem meus dados:
CNPJ:
Razão social:
Desejo receber as notas no sistema Obra Prima.”
Após enviar o e-mail só precisa esperar o retorno deles sinalizando que o ajuste foi efetuado, o retorno deles geralmente é bem rápido, no mesmo dia já recebe uma resposta.
Em seguida basta tentar cadastrar novamente o certificado digital no sistema. Caso não saiba como configurar o certificado no sistema pode acessar esse artigo:
- Limite de importações mensais
Caso a empresa alcance o valor máximo de importações mensais contratadas as notas também não são importadas, nesse caso você pode esperar virar o mês para as notas entrarem no sistema ou solicitar um adicional de notas para o mês que alcançar o limite do plano.
- Contingência Sefaz
Em alguns momentos a Sefaz pode entrar em contingência, quando isso acontece não conseguimos importar as notas, nesse caso precisamos esperar a Sefaz normalizar para a importação voltar ao normal.
A contingência pode variar de estado para estado e o tempo de duração também pode variar, pode ser de um dia ou até duas semanas.
Caso esteja com problemas com a importação de notas pode mandar uma mensagem no chat do Suporte que te ajudamos a verificar a causa do problema.
Chat: https://bit.ly/op-chat
Whats: https://bit.ly/whats-suporte-op
Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛