No sistema da Obra Prima, você pode desfazer pagamentos de maneira rápida e fácil, revertendo-os para a situação em “Aberto”.
Siga estas etapas para realizar a ação:
Acesse o módulo “Financeiro“ e clique em “Documentos“. Nos filtros laterais, procure o filtro de “Situação das parcelas” e selecione a situação “Liquidado” e clique em “Pesquisar“.

Selecione os documentos que deseja desfazer o pagamento, na parte esquerda da tela. Em seguida, vá até “Ações” e escolha “Desfazer pagamentos“.

O sistema solicitará sua confirmação para reverter os pagamentos, informando que os registros na conta bancária também serão excluídos e que os documentos retornarão ao status “Aberto”, incluindo a quantidade de parcelas selecionadas. Para confirmar, clique em “Desfazer pagamentos“. Com isso, o sistema confirmará a ação executada.


⚠️Atenção: Se algum documento não tiver o pagamento desfeito, o sistema informará quantos foram desfeitos e quais documentos não tiveram pagamentos desfeitos e o número desse documento.

No exemplo mencionado acima, o sistema não excluiu um documento de Adiantamento de número 304, visto que ele está sendo usado como saldo em outro documento de número 305.

Para resolver essa situação, acesse o documento financeiro onde esse adiantamento está sendo utilizado, no exemplo acima, é o documento 305. Na aba de “Pagamento” vá até a seção “Descontos” e escolha a opção “Abater adiantamentos” clicando no ícone de lápis.

Ao editar o adiantamento, desmarque a opção marcada e clique em “Salvar” para retirá-lo como saldo do documento.

Repita o processo para todos os documentos de adiantamento, se necessário, e depois selecione os documentos e execute novamente a ação “Desfazer pagamento”.


Pronto, o sistema confirmará que os pagamentos foram desfeitos!
Lembre-se: não é possível desfazer pagamentos de forma massiva se os pagamentos foram feitos parcialmente, ou seja, se houver sub-parcelas.
Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛