| Central de ajuda​

Como podemos ajudar hoje?

Última atualização: 04/10/2023

Como funciona o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é o lugar onde você consegue fazer o acompanhamento geral da sua obra, e também da sua empresa. Nele são apresentados todos os valores lançados no sistema como despesas e receitas, tanto o que já foi realizado, quando o que está previsto ainda.

Você consegue utilizar o fluxo de caixa para fazer vários acompanhamentos relacionados a obra, basta ajustar os filtros para buscar as informações que precisa.

No filtro você consegue filtras por Obra, Período, onde pode escolher entre buscar pelo vencimento ou emissão, Conta bancária, Fornecedor e Conta gerencial.

Obs.: No caso de lançamentos já realizados, quando pesquisar pelo vencimento, o sistema busca pela data de pagamento.

Você consegue definir parâmetros de visualização, se quer ver somente o previsto ou somente o realizado, assim como pode visualizar ambos.

Você também consegue selecionar se deseja visualizar somente as provisões em aberto ou as previsões também, pode selecionar se gostaria de trazer o saldo inicial e os pré-lançamentos salvos no sistema, além de poder, ignorar lançamentos pagos diretamente pelo cliente.

No fluxo de caixa é apresentado um resumo, onde consegue visualizar o saldo inicial de cada conta bancaria, os valores totais de previsto e realizado e os saldos realizados.

Além disso, o fluxo também mostra o saldo inicial total separado em previsto e realizado.

Lembrando que o saldo inicial sempre é referente ao período filtrado, se deixar o filtro em branco todos os saldos iniciais ficarão zerados.

Ainda tem a opção do “olhinho” nesta opção tem o link rápido, que clicando nele poderá acessar o documento, ou ordem de compra correspondente ao movimento.

Tipo: 

Realizado: São os documentos que já foram liquidados ou recebidos, que já saiu ou entrou do caixa. 

Previsto: Já existe documentos, porém eles constam como aberto, pois ainda não foram pagos/recebidos, ele entra no fluxo de caixa como uma previsão futura de um gasto que já está certo que terá. 

Previsto em negrito: Está opção são as ordens de compra em aberto, que também contam como um gasto futuro para determinada obra/centro de custo.

Você também pode escolher entre três visualizações diferentes de Fluxo. O Analítico, o Previsto x Realizado e o Por contas gerencias.

Fluxo Analítico

O Fluxo Analítico é o mais detalhado disponível no sistema, com mais informações, como vencimento, conta bancária, descrições, ele traz documento por documento, para conseguir conferir os movimentos e saber o total da obra, e caso queira ainda tem a opção de visualizar o documento no link rápido.

Fluxo previsto/realizado

Neste fluxo o sistema irá puxar somente os totais por data, para saber o que foi pago/recebido e o que tem para pagar/receber, por data. Que pode ser diário, mensal ou anual.

Fluxo por contas gerenciais 

O fluxo por contas gerenciais, trará todas as contas selecionadas nos documentos para saber o valor vinculado a cada uma delas.

No sistema, o campo “Identificador” preenchido na aba “Pagamento” de um documento financeiro a pagar é exibido no fluxo de caixa?

O campo “Identificador” exibido no fluxo de caixa corresponde ao número informado diretamente no documento financeiro, como número da nota fiscal, boleto ou outro identificador preenchido no campo próprio dessa seção.

Embora exista também um campo “Identificador” dentro da aba Pagamento do documento financeiro, esse campo não é exibido no fluxo de caixa.

Se você precisar que uma informação específica apareça no fluxo de caixa, utilize o campo “Descrição”, localizado na aba Dados do documento.
Esse, sim, é corretamente refletido no fluxo.

Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛

#DicaMestre