| Central de ajuda​

Como podemos ajudar hoje?

Última atualização: 19/09/2025

Integração Bancária – Cobranças – Banco Itaú

A transmissão instantânea foi desenvolvida para integrar sistemas com APIs bancárias.
Permitindo a consulta direta dos dados dos boletos nos servidores bancários, retornando imediatamente o status dos boletos de cobranças. Permite que clientes finais possam realizar o pagamento dos títulos logo após a criação, o sistema valida instantaneamente, integrando-se em tempo real.

Atenção: Apesar do status de REGISTRO ou REJEIÇÃO via API ser imediato, as LIQUIDAÇÕES (pagamentos) não seguem a mesma dinâmica, dependendo dos procedimentos internos do banco. Esse tempo pode variar de acordo com o banco.

Pré-requisitos para a integração com o Banco Itaú: Basta ter uma conta corrente de pessoa jurídica ativa no banco, ser o responsável pela conta corrente e ter contato com o gerente da sua conta.

Primeira etapa: Solicitação das credenciais ao banco

(pendente)

Segunda etapa: Cadastrar a Integração no Obra Prima

Ao entrar no Obra Prima, dirijam-se as Configurações, selecione Financeiro e, em seguida, selecione “Cobranças”. Após isso, você encontrará as configurações de cobrança.

Primeiramente, selecione em “Integração parceiro” a opção “TecnoSpeed”; em seguida, em “Forma de cobrança padrão” escolha entre boleto ou boleto híbrido (boleto + Pix). Em seguida, clique em Salvar. Após, vá para a opção “Contas TecnoSpeed”.

Clicando em Contas TecnoSpeed, você encontrará todas as contas que podem ser integradas ao Cobranças. Aqui, localize a conta referente ao Itaú.

Ao clicar em “Integrar”, abrirá a tela com as informações da sua conta-corrente. Essas informações são as mesmas que você encontra em Contas Bancárias, nas configurações do financeiro; aqui, você poderá confirmar se as informações estão corretas ou corrigir, em caso de erro. Lembre-se que essas informações precisam estar exatamente como informado ao banco para a integração ocorrer.

Clicando em “Feito, continuar”, chegaremos a tela de integração. Aqui, os dados devem ser preenchidos com cuidado. Nessa etapa precisaremos das credenciais e do certificado que conseguimos nos passos acima.

Primeiramente, vamos preencher os “Dados do convênio”. Aqui, teremos os seguintes campos:

Número: aqui, você podeinformar a agência mais o número da conta com o DV (ex.: 1234123456);
Carteira: insira o número “109”, o qual é informa o tipo de layout e cobrança que será emitida pelo Itaú;
Nº. remessa: aqui, basta colocar o número 1 – que é onde irá iniciar a contagem de boletos emitidos;
CNAB: Selecione a opção “240” – esse é o layout que o banco entende para emitir o boleto.

Agora, vamos preencher os dados Webservice. Aqui, será necessária algumas informações que serão emitidas no ato de conversão dos arquivos enviados pelo Itaú, cada arquivo é uma informação, então veremos abaixo como preencher:

Versão: O Obra Prima sempre virá selecionado a versão da integração quando se tratar do Itaú, a V2 permite que você emita boletos híbridos;
API ID: Nesse campo, preencha o código que estará no arquivo chamado “API ID”;
Segredo: Nesse campo, preencha o código que estará no arquivo chamado “Segredo”.

E, por fim, vamos inserir os dados do Certificado Digital:.

Arquivo: aqui, selecione na pasta do seu computador o arquivo chamado “certificado_convertido” que lhe enviamos;
Nome: Aqui, coloque o nome da sua empresa;
E-mail: insira o e-mail do responsável pela integração na sua empresa – esse e-mail será necessário caso ocorra algum erro no certificado ou próximo do vencimento de um ano;
Senha: Nesse campo, preencha o código que estará no arquivo chamado “Senha certificado”.

Após finalizar o preenchimento, clique em “Feito, continuar”.

Agora, vamos para a última etapa, sendo as configurações do banco. Aqui, você já poderá deixar definido as informações sobre juros, multa e desconto.

Juros por atraso: aqui, você poderá definir os juros relacionados quando o pagamento é realizado após o vencimento – você pode inserir um valor fixo, em reais, ou uma porcentagem por mês;
Multa por atraso: aqui é possível aplicar um valor fixo, em reais, ou uma porcentagem quando houver inadimplência, independente da quantidade de dias;
Desconto por pagamento antecipado: aqui, você pode deixar definido um “benefício” ao seu cliente, quando ele quita o boleto antecipadamente; aqui você pode definir quantos dias antes do vencimento o desconto será aplicado, e se será um valor fixo, em reais, ou porcentagem.

Você também pode definir mensagens, como local preferível para pagamento do boleto e possíveis instruções que você queira informar ao seu cliente.

Finalizando o preenchimento, clique em “Salvar integração” e pronto, já poderá iniciar a criação das suas cobranças pelo Obra Prima!

#DicaMestre

Artigos relacionados