A transmissão instantânea foi desenvolvida para integrar sistemas com APIs bancárias.
Permitindo a consulta direta dos dados dos boletos nos servidores bancários, retornando imediatamente o status dos boletos de cobranças. Permite que clientes finais possam realizar o pagamento dos títulos logo após a criação, o sistema valida instantaneamente, integrando-se em tempo real.
Atenção: Apesar do status de REGISTRO ou REJEIÇÃO via API ser imediato, as LIQUIDAÇÕES (pagamentos) não seguem a mesma dinâmica, dependendo dos procedimentos internos do banco. Esse tempo pode variar de acordo com o banco.
Pré-requisitos para a integração com o Banco Caixa: Basta ter uma conta corrente de pessoa jurídica ativa no banco, ser o responsável pela conta corrente e ter contato com o gerente da sua conta.
Única etapa: Cadastrar a Integração no Obra Prima
Ao entrar no Obra Prima, dirijam-se as Configurações, selecione Financeiro e, em seguida, selecione “Cobranças”. Após isso, você encontrará as configurações de cobrança.
Primeiramente, selecione em “Integração parceiro” a opção “TecnoSpeed”; em seguida, em “Forma de cobrança padrão” escolha entre boleto ou boleto híbrido (boleto + Pix), ou as duas opções. Em seguida, clique em Salvar. Após, vá para a opção “Contas TecnoSpeed”.

Clicando em Contas TecnoSpeed, você encontrará todas as contas que podem ser integradas ao Cobranças. Aqui, localize a conta referente a Caixa Econômica.

Ao clicar em “Integrar”, abrirá a tela com as informações da sua conta corrente. Essas informações são as mesmas que você encontra em Contas Bancárias, nas configurações do financeiro; aqui, você poderá confirmar se as informações estão corretas ou corrigir, em caso de erro. Lembre-se que essas informações precisam estar exatamente como informado ao banco para a integração ocorrer. Lembre-se de confirmar sua matriz ou filial, caso tenha.

Na Caixa, logo na tela de início, você já precisa preencher uma informação, chamada “Código do Beneficiário”. Essa informação você poderá encontrar em qualquer boleto já gerado pela sua conta da Caixa. A imagem A imagem a seguir mostra onde localizar o código do beneficiário em algum boleto já gerado.

Clicando em “Feito, continuar”, chegaremos a tela de integração. Aqui, os dados devem ser preenchidos com cuidado. Nessa etapa precisaremos das credenciais e do certificado que conseguimos nos passos acima.
Vamos preencher os “Dados do convênio”. Aqui, teremos os seguintes campos:
Número: aqui, você pode informar a agência mais o número da conta com o digito verificador (ex.: 1234123456);
Carteira: aqui, é necessário confirmar com o seu gerente para qual carteira a sua conta está cadastrada para emitir suas cobranças – as carteiras aceitas pelo sistema são: 14, 12, RG, 01, SR, CR, CS;
Nº. remessa: aqui, basta colocar o número 1 – que é onde irá iniciar a contagem de boletos emitidos;
CNAB: Selecione a opção “240” – esse é o layout que o banco entende para emitir o boleto.
E, por fim, não há necessidade de preenchimento da parte do Certificado Digital.

Após finalizar o preenchimento, clique em “Feito, continuar”.
Agora, vamos para a última etapa, sendo as configurações do banco. Aqui, você já poderá deixar definido as informações sobre juros, multa e desconto.
Juros por atraso: aqui, você poderá definir os juros relacionados quando o pagamento é realizado após o vencimento – você pode inserir um valor fixo, em reais, ou uma porcentagem por mês;
Multa por atraso: aqui é possível aplicar um valor fixo, em reais, ou uma porcentagem quando houver inadimplência, independente da quantidade de dias;
Desconto por pagamento antecipado: aqui, você pode deixar definido um “benefício” ao seu cliente, quando ele quita o boleto antecipadamente; aqui você pode definir quantos dias antes do vencimento o desconto será aplicado, e se será um valor fixo, em reais, ou porcentagem.
Você também pode definir mensagens, como local preferível para pagamento do boleto e possíveis instruções que você queira informar ao seu cliente.

Finalizando o preenchimento, clique em “Salvar integração” e pronto, já poderá iniciar a criação das suas cobranças pelo Obra Prima!