| Central de ajuda​

Como podemos ajudar hoje?

Última atualização: 11/09/2023

Como cadastrar Serviços no sistema?

Os Serviços, no sistema Obra Prima, são essenciais para nosso orçamento, para definirmos valores e apresentarmos para nosso cliente. E, para ficar mais simples, conseguimos deixar esses Serviços salvos no nosso sistema. Aprenderemos como.

Para isso, acesse as “Configurações”, depois vá em “Orçamentos” e por fim clique em “Serviços”. Em seguida, clique em “Novo” para incluir um novo Serviço.

Em seguida, o sistema exibirá uma tela, onde você precisa registrar as seguintes informações:

1. Nome do Serviço.

2. Unidade de medida do Serviço.

3. Código: neste campo você pode incluir um código de identificação para facilitar a pesquisa do Serviço no sistema. Ele também serve para a importação de planilhas, pois assim o sistema puxará a composição criada aqui.

4. Tipos de custo | Insumos | Valores unitários: Aqui você vai flegar quais tipos de custos compõem esse Serviço e informar o valor de cada um deles. Também é possível compor cada tipo de custo com diversos insumos (ícone do lápis), conforme detalhado neste mesmo artigo em “Adicionando uma composição ao Serviço“.

5. Vincular a um Template existente: nesse campo será exibido os Templates cadastrados no sistema para que você possa vincular esse Serviço.

6. Vincular a Fase do Template: nesse campo você vai escolher qual fase do Template será vinculado esse Serviço.

Após preencher todas as informações solicitadas, clique em “Salvar”.

Adicionando uma composição ao Serviço:

Caso deseje incluir uma composição de insumos ao Serviço, selecione o lápis na coluna Insumos, pois assim o sistema abrirá uma tela onde você incluirá os insumos, suas respectivas quantidades. Depois clique em “Adicionar”:

Ajuste massivo de insumos

Caso deseje realizar o ajuste massivo de Serviços, selecione os que deseja alterar na tela inicial, depois clique em “Ações”, e em seguida “Reajuste massivo” no canto inferior da tela.

O sistema exibirá uma tela, onde você poderá realizar o ajuste por porcentagem. Após definir os percentuais para cada tipo de custo, clique em “Aplicar” para salvar o ajuste.

Se ficar alguma dúvida, é só nos chamar! 😊💛

#DicaMestre