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Última atualização: 09/10/2025

Guia de Permissões: Controle de Acesso ao Módulo de Compras

A seguir, vamos explorar as permissões disponíveis no módulo de Compras e como cada uma delas impacta as ações e a visualização do colaborador no sistema.
Esse controle de acesso é fundamental para assegurar que cada usuário utilize apenas as funcionalidades necessárias ao seu trabalho, garantindo mais segurança e organização.


Acesso ao Módulo vs. Acesso Completo

Acesso ao módulo: dá permissão para entrar e utilizar o módulo de Compras com as permissões configuradas.
Acesso completo: habilita todas as permissões disponíveis, sem restrições.




Contratos – Cadastro de contrato:

  • Pesquisar: Permite ao usuário visualizar os contratos cadastrados no sistema;
  • Incluir/Editar: Permite ao usuário criar um contrato ou editar informações de um contrato existente no sistema;
  • Excluir: Permite ao usuário excluir o cadastro de um contrato do sistema (ação irreversível).

Contratos – Cancelar contrato:

  • Única: Permite ao usuário cancelar o cadastro de um contrato no sistema, assim o contrato passa para a situação
    “Cancelado” (ação reversível).

Contratos – Gerar lançamento financeiro

  • Única: Permite ao usuário gerar “Lançamento financeiro” a partir do contrato, ou seja, criar um documento a pagar.

Cotações – Cadastro de cotação

  • Pesquisar: Permite ao usuário pesquisar cotações cadastradas no sistema;
  • Incluir/ Editar: Permite ao usuário criar uma cotação no sistema;
  • Excluir: Permite ao usuário excluir uma cotação existente no sistema (ação irreversível).

Cotações – Gerar contrato a partir do mapa da cotação

  • Única: Permite ao usuário gerar um contrato diretamente do mapa de cotações, utilizando os itens selecionados.

Cotações – Gerar ordem de compra a partir do mapa da cotação

  • Única: Permite ao usuário gerar uma cotação diretamente do mapa de cotações, utilizando os itens selecionados.

Cotações – Notificações de cotações enviada para o fornecedor

  • Única: Envia notificações ao usuário sobre novas cotações enviadas ao fornecedor.

Ordens de compra – Cadastro de ordem de compra

  • Pesquisar: Permite ao usuário visualizar as ordens de compras cadastradas no sistema;
  • Incluir/Editar: Permite ao usuário criar ordens de compras ou editar informações de ordens de compras existentes no sistema;
  • Excluir: Permite ao usuário excluir uma ordem de compra do sistema (ação irreversível).

Ordens de compra – Cancelar ordem de compra

  • Única: Permite ao usuário cancelar o cadastro de um contrato no sistema, assim o contrato passa para a situação “Cancelado” (ação reversível).

Ordens de compra – Editar item vindo de cotação

  • Única: Permiteao usuário editar itens incluídos na ordem de compra a partir de uma cotação.

Ordens de compra – Envio de email para o fornecedor

  • Única: Permite ao usuário enviar uma ordem de compra para o fornecedor.

Ordens de compra – Finalizar ordem de compra

  • Única: Permite ao usuário finalizar uma ordem de compra que ainda não foi totalmente recebida (ação reversível).

Ordens de compra – Gerar recebimento/lançamento financeiro

  • Única: Permite ao usuário gerar “Lançamento financeiro” a partir da ordem de compra, ou seja, criar um documento a pagar.

Solicitações – Cadastro de solicitação

  • Pesquisar: Permite ao usuário visualizar as solicitações de compras cadastradas no sistema;
  • Incluir/Editar: Permite ao usuário criar solicitações ou editar informações de solicitações existentes no sistema;
  • Excluir: Permite ao usuário excluir uma solicitação do sistema (ação irreversível).


Solicitações – Gerar cotação a partir de solicitações

  • Única: Permite ao usuário criar uma cotação diretamente da solicitação, utilizando os itens selecionados

Solicitações – Gerar cotação unificada a partir de solicitação

  • Única: Permite ao usuário unificar duas ou mais solicitações para criar uma única cotação.

Solicitações – Notificações de solicitação

  • Única: Envia notificações ao usuário sobre novas solicitações criadas no sistema.

Solicitações – Vincular solicitação à cotação manualmente

  • Única: Permite que o usuário vincule a solicitação a uma cotação manualmente.


Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 💛😊

#DicaMestre

Conceda permissões conforme a função e responsabilidade do colaborador.

Evite liberar acesso de exclusão sem necessidade, isso ajuda a preservar o histórico da obra, além disso, todas as exclusões realizadas manualmente são irreversíveis.

Faça revisões periódicas das permissões para garantir segurança e organização

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