As categorias têm como função agrupar os insumos ou, no caso dos fornecedores, informar com quais categorias de insumo eles trabalham.
Para criar uma categoria ou subcategoria, acesse as “Configurações”, depois vá em “Orçamento” e então, clique em “Categoria de Insumos/Fornecedores”. Em seguida, clique em “Novo”, no canto inferior da página.
Em seguida, o sistema abrirá uma tela mostrando quais informações precisam ser registradas para cadastrar a categoria.
Você precisa definir se vai criar uma categoria de Produto ou Serviço ou se ela será uma Categoria ou Subcategoria. Além disso, é necessário definir o Nome da categoria. Após, é só clicar em “Salvar”.
Caso seja uma subcategoria a ser cadastrada, o sistema pedirá que você informe qual a categoria principal onde ela deve ser alocada. Finalizando, clique em “Salvar”.
Onde posso utilizar as Categorias de Insumo?
As categorias de Insumo podem ser utilizadas no momento de cadastrar um novo insumo na base, sendo essa uma informação obrigatória.
Elas também pode ser utilizadas na inclusão de categoria no cadastro do fornecedor e, respectivamente, no filtro de pesquisa, na página inicial do módulo.
E no módulo Compras, é possível filtrar pela categoria, na Pesquisa Detalhada de Fornecedor, para inclusão deste na Cotação:
Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛