Com o novo módulo de Business Intelligence, você poderá visualizar os dados da sua empresa com maior facilidade e tomar decisões mais assertivas sobre suas obras.
Mas, como faço para encontrar o módulo e como posso utilizá-lo? Veremos nesse artigo.
Primeiramente, para localizar o módulo, na barra lateral esquerda, vá até o último ícone, conforme imagem abaixo. Lá você encontrará o dashboard.

Ao clicar no módulo, você encontrará a tela inicial do módulo. É importante ressaltar que estamos testando os gráficos exibidos. Caso você tenha alguma sugestão ou feedback, pode nos enviar no formulário que está na mesma página, no canto inferior direito! Sua ajuda é valiosa.

Logo no início, você encontrará alguns botões de filtro, para ser mais assertivo nos seus resultados. Você pode utilizá-los quando preferir visualizar os dados de uma determinada filial ou de alguma obra específica. Caso prefira não selecionar nada, filtrará os dados da empresa na totalidade.

Você terá disponível algumas abas, com os módulos que possuem dados graficamente, veremos todos eles nesse artigo.

Uma informação importante: caso você tenha dúvidas sobre o que se trata cada uma das informações dos gráficos ou dos valores que são puxados, clique no ícone de informação (i) que aparece no gráfico que terá uma breve explicação de como chegamos nos valores apresentados.

Geral
Na aba “Geral”, encontraremos todas as informações mais relevantes para sua empresa, como quantidade de clientes, quantidade de obras, compras efetuadas, entre outras informações importantes.

Nessa primeira tela, você encontrará as informações divididas em três assuntos principais: Visão geral, Clientes e Obras.
Em “Visão geral”, você encontrará algumas informações como: Total de clientes, total de obras, total de compras e total de cotações. Aqui são os totais das informações registradas até aquele presente mês e o comparativo com o mês anterior, e qual a porcentagem de diferença entre um mês e outro.

Em “Clientes”, você encontra um gráfico sobre os registros de novos clientes por mês, além do acumulado em todos os meses, em uma margem de 12 meses. Você também encontra os seus clientes por categoria no sistema, quantos clientes novos teve no mês e um funil para saber quantos clientes saíram das categorias “Prospect”, “Em negociação” e “Efetivo”, categorias-base do Obra Prima.

Em “Obras”, você verá a quantidade de obras novas por mês, além do acumulado em todos os meses, em uma margem de 12 meses. Você também encontra as suas obras por situação cadastrada no sistema, a previsão de obras iniciadas e a previsão de obras finalizadas.

Financeiro
Em Financeiro, você encontra diversos resumos para entender como anda a saúde financeira da sua empresa e/ou da sua obra. Aqui, você encontrará suas contas a pagar e a receber, seu fluxo de caixa, suas receitas x suas despesas, assim como suas contas gerenciais.

Você encontrará as informações divididas em quatro assuntos principais: Visão geral, Resumo financeiro, Fluxo de caixa e Contas gerenciais.
Em “Visão geral”, você encontrará algumas informações como: contas a pagar que possuem vencimento na data, valores totais a pagar no período, contas a receber que possuem vencimento na data e valores totais a receber no período.

Em “Resumo financeiro”, você encontrará gráficos sobre as contas a pagar e as contas a receber, por status num período de 6 meses.

Em “Fluxo de caixa”, você encontrará as informações sobre os gastos e receitas, além do saldo registrado até a data no seu financeiro, assim como seu fluxo de caixa num período de 6 meses e o saldo do seu caixa nos últimos 6 meses.

Em “Contas Gerenciais”, você encontrará suas despesas x contas gerenciais e suas receitas x contas gerenciais, numa curva ABC, além dos indicadores em gráficos para você entender onde estão entrando as receitas e onde estão centralizados os gastos.


Compras
Em Compras, você encontrará um resumo de todas as transações de compras efetuados até o momento. Informações como as cotações enviadas e as ordens de compras geradas, situação das compras e das cotações solicitadas, entre outros.

Você encontrará as informações divididas em quatro assuntos principais: Visão geral, Economia das cotações, Fornecedores e Insumos.
Em “Visão geral”, você encontrará algumas informações como: a quantidade de cotações enviadas ao fornecedor, as ordens de compra geradas, o valor total das ordens de compra e a média de tempo entre a entrega e a data de prevista de entrega entre seus fornecedores. Aqui você também encontrará o comparativo com o mês anterior, e qual a porcentagem de diferença entre um mês e outro.

Em “Economia das cotações”, você encontrará as informações do total acumulado do melhor preço, do pior preço e a média de economia que poderia ser alcançada entre os dois totais. Você também encontrará um gráfico com a economia das cotações pelo período dos últimos 6 meses.

Em “Fornecedores”, você encontrará dois gráficos com o top 5 fornecedores em tempo de entrega e no valor total das ordens de compra até o momento.

Em “Insumos”, você encontrará gráficos com o top 5 de insumos solicitados, cotados e comprados pela sua empresa.

Obras
Em Obras, você encontrará uma tabela com todas as informações relevantes de todas as suas obras cadastradas no Obra Prima.

Você encontrará algumas informações, como: a data de início da obra, a data final da obra, o valor orçado (valor de venda + taxas, no módulo Orçamento), o valor realizado (conforme apropriações de valores, no módulo Apropriação), o saldo acumulado (diferença entre o valor orçado e o valor realizado), o valor medido (em reais) e o percentual medido. Quando esse percentual ultrapassa os 100%, você identificará que a linha correspondente muda de cor.
Histórico preços de insumos
Nesse módulo, você consegue comparar o histórico dos valores de todos os insumos registrados no sistema. Para iniciar, é preciso que você selecione um insumo na barra de pesquisa, para poder ser exibido o gráfico referente aos valores.

Após selecionar, aparecerá o gráfico com os valores dos últimos 5 meses, com o valor máximo, mínimo e a média de valores.
É importante ressaltar que, caso você não tenha acesso a algum módulo, os gráficos referentes a ele não serão exibidos. Para isso, solicite ao administrador do sistema a liberação do módulo.
Já pensou em ter o BI personalizado exclusivamente para sua empresa? Veja melhor aqui como funciona para adquirir.
Caso sinta dificuldade em visualizar algum dos gráficos, não deixe de entrar em contato com nosso suporte.
Lembre-se: se surgir qualquer dúvida, estamos aqui para te ajudar no processo! 😊💛