A transmissão instantânea foi desenvolvida para integrar sistemas com APIs bancárias.
Permitindo a consulta direta dos dados dos boletos nos servidores bancários, retornando imediatamente o status dos boletos de cobranças. Permite que clientes finais possam realizar o pagamento dos títulos logo após a criação, o sistema valida instantaneamente, integrando-se em tempo real.
Atenção: Apesar do status de REGISTRO ou REJEIÇÃO via API ser imediato, as LIQUIDAÇÕES (pagamentos) não seguem a mesma dinâmica, dependendo dos procedimentos internos do banco. Esse tempo pode variar de acordo com o banco.
Pré-requisitos para a integração com o Banco do Brasil: Basta ter uma conta corrente de pessoa jurídica ativa no banco, ser o responsável pela conta corrente e ter contato com o gerente da sua conta.
Primeira etapa: Liberação no Internet Banking
1º Passo: Para iniciarmos o processo de integração, primeiro crie um cadastro no portal do desenvolvedor BB com os dados do titular da conta corrente. Clique aqui para ser direcionado ao portal.

2º Passo: Após feito o login no portal developer, será necessário criar sua aplicação. Para isso clique em “CRIAR NOVA APLICAÇÃO”.

3º Passo: Ao criar, vamos preencher os dados necessários. Escolha um nome e descrição para a nova aplicação que será criada. Esses dados não influenciam na cobrança, portanto, pode ser preenchidos com qualquer dados. No ícone da aplicação deixe em branco o campo de URL.

4º Passo: Nesta mesma tela selecione também o serviço que estará no escopo desta credencial, no nosso caso selecione o produto “COBRANÇAS” e no final da pagina clique em “CRIAR“.

5º Passo: Após finalizar essa etapa, você já terá uma API criada em homologação, conforme o print abaixo. Agora, vamos obter nossas credenciais.

Para finalizarmos o cadastro dessa aplicação, clique nela e vá até a última opção, chamada “Enviar para produção”.

Ao clicar, insira o CNPJ da sua empresa e clique em Pesquisar CNPJ. O sistema irá exibir os detalhes da empresa selecionada.

Revise os dados de sua aplicação, e clique no botão “Confirmar”. Ele trará algumas informações e um contrato de adesão a API. Leia com atenção e finalize o processo.
6º Passo: Precisamos fazer mais uma etapa de liberação, para isso clique sobre a credencial que acabamos de criar e, em seguida, você será redirecionado a pagina de detalhes da aplicação. Para obter as credenciais de homologação, clique em “Credenciais”.

7º Passo: Para finalizar o processo, clique em “ENVIAR PARA PRODUÇÃO”, no canto inferior direito da pagina, e então você será redirecionado para a pagina “Solicitar Produção”. Preencha o campo “CNPJ” com os dados da empresa e clique em “PESQUISAR CNPJ” caso a empresa seja correntista BB aparecerá sua razão social e CNPJ abaixo e então clique em “PRÓXIMO”.

8º Passo: Revise os dados apresentados e, se tudo estiver correto, clique em “SOLICITAR PRODUÇÃO”;

Ao clicar, será liberada as credenciais para a sua aplicação, que pegaremos em seguida.
9º Passo: para ativarmos a parte de registro, retornos e baixa dos boletos emitidos, teremos que cadastrar o retorno da nossa terceirizada, TecnoSpeed. Para isso, clique na aplicação e, em seguida, em “Webhook” no menu da aplicação de cobrança:

10º Passo: Clique em “Eventos” e, em seguida, “Cadastrar novo evento”;

11º Passo: Aqui, você deverá se atentar a algumas confirmações: primeiramente, selecione a conta no qual está vinculado o “convênio de cobrança”. Em dados de envio, você deverá preencher duas informações:
primeiramente, os “dados de envio” – aqui você irá preencher a seguinte informação: https://callback-boleto.tecnospeed.com.br/api/v1/callback/bb/+ID; após, preencha o e-mail do responsável técnico aqui do Obra Prima (emanuelli.santos@01tec.com.br). Selecione o evento “Baixa operacional” e, em seguida, clique em “Salvar”.
Observação: nessa tela, aproveite para anotar as informações “número“, “carteira” e “variação carteira” – elas serão necessárias lá na frente, no preenchimento no Obra Prima.

Após salvar, você pode retornar a tela inicial da aplicação.
12º Passo: Caso o cadastro tenha sido corretamente, feito no CPF do Administrador da empresa, as credenciais de produção já estarão disponíveis. Para acessá-las, basta voltar a tela do 6º passo: clicar em “Credenciais” e depois clicar em “Produção”, conforme print abaixo:

Clicando em “Produção”, já será disponibilizado para você as credenciais necessárias para cadastrar no Obra Prima. Aqui, será necessário as credenciais “client_id“, “developer_aplication_key” e “client_secret“. Guarde bem essas informações, pois será necessária na etapa seguinte.
Segunda etapa: Cadastrar a Integração no Obra Prima
Ao entrar no Obra Prima, dirijam-se as Configurações, selecione Financeiro e, em seguida, selecione “Cobranças”. Após isso, você encontrará as configurações de cobrança.
Primeiramente, selecione em “Integração parceiro” a opção “TecnoSpeed”; em seguida, em “Forma de cobrança padrão” escolha entre boleto ou boleto híbrido (boleto + Pix), ou as duas opções. Em seguida, clique em Salvar. Após, vá para a opção “Contas TecnoSpeed”.

Clicando em Contas TecnoSpeed, você encontrará todas as contas que podem ser integradas ao Cobranças. Aqui, localize a conta referente ao Banco do Brasil.

Ao clicar em “Integrar”, abrirá a tela com as informações da sua conta corrente. Essas informações são as mesmas que você encontra em Contas Bancárias, nas configurações do financeiro; aqui, você poderá confirmar se as informações estão corretas ou corrigir, em caso de erro. Lembre-se que essas informações precisam estar exatamente como informado ao banco para a integração ocorrer. Lembre-se de confirmar sua matriz ou filial, caso tenha.

Clicando em “Feito, continuar”, chegaremos a tela de integração. Aqui, os dados devem ser preenchidos com cuidado. Nessa etapa precisaremos das credenciais e do certificado que conseguimos nos passos acima.
Vamos preencher os “Dados do convênio”. Aqui, teremos os seguintes campos:
Número: aqui, você pode informar número do convênio vinculado à conta, que pegamos na 11º etapa (ex.: 123456);
Carteira: aqui, você irá preencher a carteira na qual sua conta está liberada, você também pegou essa informação na 8º etapa – as carteiras aceitas pelo sistema são: 11, 12, 15, 16, 17, 18, 31 e 51.
Nº. remessa: aqui, basta colocar o número 1 – que é onde irá iniciar a contagem de boletos emitidos;
CNAB: Selecione a opção “240” ou “400” – esse é o layout que o banco entende para emitir o boleto.
Agora, vamos preencher os dados Webservice:
Versão: O Obra Prima sempre virá selecionado a versão da integração quando se tratar do Sicredi, a V2 permite que você emita boletos híbridos;
API ID: Nesse campo, preencha a informação “client_id“, que pegamos na 12º etapa no portal do BB;
Chave: Coloque a informação “developer_aplication_key“, que pegamos na 12º etapa no portal do BB;
Segredo: Aqui, preencha com a informação “client_secret“, que pegamos na 12º etapa no portal do BB.
E, por fim, não há necessidade de preenchimento da parte do Certificado Digital.

Após finalizar o preenchimento, clique em “Feito, continuar”.
Agora, vamos para a última etapa, sendo as configurações do banco. Aqui, você já poderá deixar definido as informações sobre juros, multa e desconto.
Juros por atraso: aqui, você poderá definir os juros relacionados quando o pagamento é realizado após o vencimento – você pode inserir um valor fixo, em reais, ou uma porcentagem por mês;
Multa por atraso: aqui é possível aplicar um valor fixo, em reais, ou uma porcentagem quando houver inadimplência, independente da quantidade de dias;
Desconto por pagamento antecipado: aqui, você pode deixar definido um “benefício” ao seu cliente, quando ele quita o boleto antecipadamente; aqui você pode definir quantos dias antes do vencimento o desconto será aplicado, e se será um valor fixo, em reais, ou porcentagem.
Você também pode definir mensagens, como local preferível para pagamento do boleto e possíveis instruções que você queira informar ao seu cliente.

Finalizando o preenchimento, clique em “Salvar integração” e pronto, já poderá iniciar a criação das suas cobranças pelo Obra Prima!